Você Está
Início > Notícias > Destaque > PSG “Faça uma Criança Sorrir” arrecadou mais de 1,2 mil brinquedos

PSG “Faça uma Criança Sorrir” arrecadou mais de 1,2 mil brinquedos

O Projeto PSG “Faça uma criança sorrir”, organizado por um grupo de amigos do meio futebolístico da cidade, arrecadou 1.250 brinquedos neste ano. O evento aconteceu entre os dias 23 e 24 de dezembro do ano passado, com a realização de cinco jogos no Estádio Municipal Centenário. As doações foram distribuídas para crianças carentes de cinco bairros de Rosário do Sul.

A iniciativa foi idealizada em 1999 por três jogadores da cidade: Paulo Cesar Teda, Ivan Santaiana Larraury e Giovane Lopes Alves, de onde se originou a sigla PSG. Desde então, a cada fim de ano o trio e mais alguns amigos arrecadam brinquedos possíveis para serem distribuídos para crianças carentes no Natal. Como de costume, no intervalo dos jogos desta edição foram sorteadas camisetas de clubes e agasalhos esportivos doados por desportistas rosarienses e de outras cidades que participaram da ação.

Há 17 anos o PSG promove o “Faça uma Criança Sorrir”. Na foto os criadores Paulo Cesar, Santaiana e Giovane. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Em entrevista à Gazeta, Paulo Cesar Teda agradeceu a população de Rosário e aos amigos de Santa Maria que ajudaram no projeto. “A gente conseguiu fazer esse grande evento, embora esse ano o campeonato [Citadino] tenha terminado muito tarde e a gente fez às pressas para não deixar as crianças carentes sem os brinquedinhos”, disse. Já Arian Fagundes, um dos organizadores da partida entre os dois times do Grêmio, disse ser uma satisfação poder colaborar com o PSG. “Já é o segundo ano que a gente participa. É futebol, solidariedade, marcar esse golaço contra a desigualdade”.

Desenvolvedor de projetos sociais com esporte, o treinador do Alvorada, Jeferson Ortiz “Jé”, foi beneficiado com 250 brinquedos para as crianças que atende no Parque Ibicuí. “A gente fica muito grato. É uma satisfação imensa fazer parte desta equipe. São 17 anos do PSG que estão se completando num esforço de uma equipe bastante unida para fazer o bem dessa criançada”, avaliou.

Ao todo foram cinco jogos beneficentes no Centenário entre 23 e 24 de dezembro. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Os jogos

A programação iniciou no final da tarde de sexta-feira (23), com o jogo Amigos do Piti Lemes contra Amigos do Maurício Jaques e do Juca. Dentre os atletas participantes, membros do time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol, de Santa Catarina, Silvano Irigaray e Vitor Texeira. Além deles, Maurício Gomes se fez presente. Ele também joga no estado catarinense, pelo Criciúma Esporte Clube.

Eles e jogadores que atuam no Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Citadino formaram duas seleções. O irmão de Maurício Jaques, Dionatan “Juca”, não pode jogar devido a uma lesão em um dos pulsos ocorrida na final da categoria Principal do Citadino. A equipe que levava o nome dos irmãos venceu os Amigos do Piti Lemes por 2 a 1. O gol da vitória foi marcado por Arion Peres, no final do jogo. “Fui feliz em fazer o gol e sair com a vitória. O PSG está de parabéns. Vamos continuar esse projeto”, avaliou Arion.

Logo após aconteceu a partida do Grêmio Tricolor x Grêmio de Branco, que agregou torcedores gremistas e membros do Consulado do Grêmio de Rosário do Sul. Os vestidos com a camiseta oficial do Grêmio venceram por 3 a 2 os que trajavam o uniforme branco. E por fim os Amigos do Teda enfrentaram os Amigos do Ary, em jogo que terminou em 3 a 1 para o primeiro.

Na manhã de sábado (24), o projeto continuou com uma minipartida entre as Escolinhas de Futebol Gol de Placa e da Associação Rosário de Esporte (ARE). Logo após, jogadores rosarienses que atuam em Santa Maria enfrentaram a Seleção de Rosário da categoria Veteranos. O jogo terminou 3 a 2 para este último.

Rosariense Larry Leal (de vermelho à direita com familiares) arrecadou um caminhão de brinquedo em Santa Maria onde reside. Foto: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

DOAÇÕES – Uma das doações de destaque partiu de Larry Leal, militar do Exército que mora em Santa Maria e que lá arrecadou uma quantia significativa de presentes para as crianças carentes. O material teve de ser trazido de caminhão. “A gente estava desde 2012 juntando esses brinquedos para esse projeto lindo”, contou Leal. Ao final do evento, os organizadores, líderes comunitários e promotores de projetos sociais dos bairros Graciano Argemi, Paraíso, Parque Ibicuí, Ana Luiza e Carmelo separaram os brinquedos, que foram distribuídas na tarde de sábado, 24 de dezembro, véspera do Natal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top