Você Está
Início > Notícias > Psicóloga Sandra Moreira assume a Secretaria Municipal de Saúde

Psicóloga Sandra Moreira assume a Secretaria Municipal de Saúde

Com a pandemia de Covid-19, as secretarias de saúde de todo o país ficaram em evidência durante o ano de 2020. Neste novo ano, não será diferente. A titular da pasta em Rosário do Sul é a psicóloga e especialista em saúde mental coletiva Sandra Helem Abrianos Moreira, que atuava como gestora do Lar do Idoso São Francisco.

Em entrevista à Gazeta de Rosário, Sandra falou sobre os desafios em assumir a secretaria de saúde e como pretende colaborar no combate ao Covid-19. Sandra já atuou na APAE, foi psicóloga do município de Cacequi e também em Rosário do Sul. Aposentou-se como servidora estadual prestando atendimento ao CAPS.

GR: Como foi receber o convite para ser secretária de saúde?

SM: Foi uma surpresa. Meu apoio ao prefeito durante a campanha foi absolutamente por acreditar e confiar nas propostas que os então candidatos tinham para Rosário do Sul. 

GR: Quais os principais desafios?

SM: Os desafios estão surgindo diariamente, mas acredito que o principal seja entregar uma saúde de qualidade para a nossa comunidade. E apesar das dificuldades, devido à questão orçamentária e a pandemia, estou certa de que será possível graças à equipe competente de servidores e colaboradores que tenho ao meu lado. 

GR: Expectativas e projetos para a pasta?

SM: As expectativas são muitas, apresentar um trabalho cada vez mais eficiente, para que a saúde atenda com ainda mais qualidade a nossa população. Neste primeiro momento estou buscando me inteirar das necessidades da pasta para que projetos futuros estejam alinhados com estas e com a atual gestão que é ativa e humanitária. 

GR: Como vê a atual situação da saúde do município? O que deve ser mantido e o que tem para melhorar?

SM: Tudo o que se assume pós outro gestor tem algo a ser aprimorado, mas assumi uma secretária de um modo geral organizada e funcionando a contento. Vamos buscar dar continuidade àquilo que vem funcionando e melhorar os serviços que por ventura venham a necessitar de ajustes. 

GR: Como foi a primeira semana no cargo? Quais ações foram feitas?

SM: A primeira semana foi de reconhecimento. Como já atuei na secretaria municipal da saúde, quando servidora estadual, já tinha um certo conhecimento do funcionamento, mas para o cargo que estou ocupando necessita de conhecimentos maiores dos que eu tinha e estou buscando me inteirar de cada detalhe. Realizei diversas reuniões com setores, órgãos e funcionários da saúde municipal para conhecer as necessidades da pasta.

GR: Em relação ao Covid, como analisa a atuação da antiga gestão?

SM: Assumi a Secretaria de Saúde em meio a uma pandemia, sabia que muitos desafios viriam diante disto, mas percebo que, apesar das muitas dificuldades, esta questão vinha sendo bem gerenciada pela gestão anterior.

GR: O que deve ser mantido e o que deve mudar no atendimento do Covid? 

SM: Nossa equipe enfrentou o desconhecido e fez o melhor possível diante das dificuldades. Vamos continuar com todos os protocolos já existentes, trabalhar para que a vacinação chegue o quanto antes no nosso município, assim que aprovada e liberada pelo Ministério da Saúde. Mas, sobretudo, vamos trabalhar para que a população se conscientize cada vez mais que é uma doença séria e, muitas vezes, grave. Precisamos seguir utilizando máscara, mantendo os protocolos de higiene e distanciamento social. 

GR: Qual mensagem gostaria de dizer à comunidade?

SM: A saúde é prioridade nesta gestão e estou à disposição da população rosariense. Espero fazer um trabalho satisfatório para a nossa comunidade, alinhado com a administração municipal, priorizando as necessidades dos munícipes e agregando sempre no serviço de saúde pública. Pretendo trabalhar sempre a serviço da comunidade, ampliando a saúde de qualidade com o apoio da minha equipe que conta com excelentes profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde está de postas abertas às necessidades de cada rosariense.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top