Você Está
Início > Notícias > Cidade > Recital de piano acontece nesta quarta-feira em Rosário do Sul

Recital de piano acontece nesta quarta-feira em Rosário do Sul

O Teatro Municipal João Pessoa será palco de um recital de piano exclusivo para a cidade de Rosário do Sul. Na próxima quarta-feira (17), às 19h, os rosarienses terão a oportunidade de prestigiar o concerto organizado por cinco acadêmicos de música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento faz parte da programação da 37° Feira do Livro de Rosário do Sul, que começa nesta quarta-feira.

A apresentação é uma atividade extracurricular e visa difundir a produção dos estudantes do curso de música da Universidade. “O normal é que a gente estude e acabe mostrando as nossas peças no final do semestre para uma banca de professores ou para um auditório composto essencialmente por alunos do curso. A produção fica muito retida nos muros da faculdade, por isso, esse recital foi idealizado”, disse Yuri Covalesky, rosariense estudante de bacharel em piano da universidade. Os estudantes tiveram o apoio da Prefeitura Municipal para promover o projeto.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O reportório do recital é composto por peças do repertório erudito. Ao início de cada apresentação, os músicos explicarão o cenário histórico e a importância de cada peça, para que o público entenda o contexto. A apresentação será em piano solo, piano a quatro mãos – dois pianistas no mesmo piano ao mesmo tempo – e piano e oboé.

Um piano pertencente ao Teatro será utilizado no concerto. O instrumento é da marca alemã August Förster, foi construído em 1945 e estava em desuso. Covalesky regulou-o e afinou-o para a apresentação. Além disso, revitalizou uma das “pernas” do piano que estava tomada pelos cupins. “Há muitos anos ele estava em desuso, é importante o que estamos fazendo, pois estamos reavivando uma peça de alta qualidade da nossa história que vamos colocar em uso, é como uma voz do passado que voltará a tona, como deve ser”, disse o estudante.

Os ingressos estão sendo vendidos na loja Kanto Livre. Para o público em geral o valor é de R$ 10, já para estudantes, o valor do ingresso é de R$ 5.

Leia mais notícias da editoria Geral

Sobre os músicos

  • Leonardo Brasil é natural de Santiago, iniciou seus estudos de piano em sua cidade natal aos 16 anos de idade e em 2018 ingressou no curso de bacharelado em piano na UFSM.
  • Lucas Siduoski é natural de Frederico Westphalen, teve seu primeiro contato com a música aos quatro anos de idade integrando ao coral da Igreja. Em 2017, fez reingresso para o curso de bacharelado em piano. Atualmente, integra o Coro de Câmara da UFSM e é regente do Coral do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Santa Maria.
  • Yuri Vilanova Covalesky é rosariense e iniciou seus estudos de piano aos dez anos de idade em sua cidade natal. Em 2015 ingressou no curso de bacharelado em piano na UFSM. Em 2017 foi convidado a fazer intercâmbio na USP em São Paulo – SP, e apresentou recital solo no Auditório Olivier Toni.
  • Abigail Somavilla é natural de Pinhal Grande. Iniciou o aprendizado musical aos 12 anos de idade. Em 2016 ingressou o curso de música bacharelado em piano e desde então é integrante do Coro de Câmara da UFSM. Além disso, atuou como regente do Coral Santa Cecília de Faxinal do Soturno por quase três anos.
  • Adriane Gehrcke Diniz é santamriense e acadêmica desde 2015 do curso de bacharelado em oboé na UFSM. Em 2017 participou do I Encontro da Associação Brasileira de Palhetas Duplas em João Pessoa – PB. Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top