Você Está
Início > Notícias > Cidade > Região que abrange Rosário do Sul permanece com classificação de bandeira vermelha

Região que abrange Rosário do Sul permanece com classificação de bandeira vermelha

Na tarde desta terça-feira (16) o Governo do Estado divulgou os dados da revisão das quatro regiões que foram classificadas como bandeira vermelha no último sábado (13) através do modelo de Distanciamento Controlado, que está em sua sexta rodada. A região de Uruguaiana, que abrange Rosário do Sul, permanece na bandeira vermelha, que indica alto risco de contágio de Covid-19.

As regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo e Santa Maria também passaram de bandeira laranja para vermelha, conforme o modelo. Após agenda de diálogo com os prefeitos dessas regiões, além da região de Uruguaiana, o Governo do Estado decidiu pela classificação de bandeira laranja, com risco médio, para as áreas de Santa Maria e Santo Ângelo. A alteração se deu após a contabilização de novos leitos nessas regiões. A medida permite o funcionamento do comércio e de indústrias, entre outros setores da economia, respeitando as medidas de prevenção.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já as regiões de Uruguaiana e Caxias do Sul, estas não conseguiram apresentar dados para reverter a situação e continuam com o nível de restrição mais elevado. Conforme informações do Governo do Estado, em Uruguaiana, mesmo com a inserção de sete leitos da macrorregião, o número não é suficiente para que o cálculo aponte mudança na classificação final de bandeira. A região de Caxias do Sul, por sua vez, vinha apresentando estabilidade no mês de maio. Entre a semana retrasada e a passada, porém, subiu de 23 hospitalizações confirmadas para Covid-19 para 63, um aumento de 174%. O número de internados em leitos de UTI Covid subiu de 31 para 44, um aumento de 42%. “Vemos uma tendência de aumento de casos na Serra gaúcha. Não houve dados suficientes para que se alterasse a bandeira”, explicou o governador Eduardo Leite (PSDB).

Leite também anunciou algumas mudanças na divulgação das bandeiras. A partir da próxima semana (no dia 25 de junho), o modelo será rodado às quintas-feiras, com a divulgação do resultado às sextas-feiras. Os prefeitos, portanto, poderão apresentar contraponto, caso achem necessário, até a segunda-feira, quando o Gabinete de Crise avaliará o que foi enviado. O resultado definitivo será divulgado às segundas-feiras, e a vigência das bandeiras passará a ser a partir das terças-feiras.

Prefeitura de Rosário do Sul solicitou nova verificação de dados

Às 21h desta terça-feira (16) a Prefeitura Municipal de Rosário do Sul divulgou em suas redes sociais que, após reunião remota com gestores que integram a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), ficou definido que na manhã desta quarta-feira (17) documentos seriam encaminhados com novos dados dos municípios para análise, já que estes não foram anteriormente analisados pelo Governo do Estado. “Se espera uma resposta até o final desta quarta-feira (17), acerca deste pleito. Caso seja negativa novamente por parte do Estado, em Rosário do Sul será cumprido o prazo dado pelo Ministério Público de 48 horas, que encerra amanhã, quarta-feira, aderindo a bandeira vermelha a partir de quinta-feira (18)”, diz a nota divulgada.

O que muda para regiões classificadas como bandeira vermelha

Nas regiões classificadas como bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

São considerados itens essenciais produtos como medicamentos, de higiene pessoal, alimentação e transporte. Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores também passam a operar com apenas 25% dos trabalhadores.

Já o comércio atacadista de itens não essenciais deixa de atender na modalidade presencial. O teto de operação é reduzido a 25% dos trabalhadores, com atendimento exclusivo via tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru. O mesmo tipo de atendimento se aplica a restaurantes e lancherias, que ficam proibidos de receber clientes no local.

As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido com respeito às medidas sanitárias a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio, e universidades.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top