Você Está
Início > Notícias > Destaque > Renovação na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul

Renovação na Câmara de Vereadores de Rosário do Sul

Nas eleições municipais deste ano os eleitores rosarienses votaram pela renovação dos vereadores. Permanecem na Câmara Municipal por mais quatro anos os parlamentares Gilson Alves (PDT), com 681 votos, Márcio Valles (PTB), 607 votos, Junior Guma (PTB), 505 votos, e Rogério Ustra (MDB), 344 votos.

A maior votação para vereador foi de Alisson Sampaio (PP) com 836 votos. Os demais eleitos, exceto os já citados, são: Joel de Freitas Paulo (PDT), com 785 votos, Jeferson Jé (PP), com 701 votos, Professor Alessandro (PDT), 643 votos, Edmundo (PTB), 517 votos, Osiel Barcelos (PDT), 497 votos, Borrego (DEM), 472 votos, Gilberto Pinto Sambinha (DEM), 338 votos, e Atheros Cides (PT), 322 votos.

Dois candidatos a vereança em Rosário do Sul tiveram seus votos anulados. A candidata Maria Eugênia Dutra, do PDT, obteve 277 votos enquanto que Gilnei Pacheco, do MDB, teve 48 votos. Os dois casos aparecem como “não eleitos” e “votos anulados sub judice” no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois recorreram da decisão. Conforme Daniel Gomes, Chefe do Cartório Eleitoral, as duas candidaturas foram indeferidas, mas como recorreram e não há trânsito em julgado, ficam pendentes ainda.

Poder Legislativo fica sem representante feminina

Diferentemente de outras eleições municipais, o Poder Legislativo de Rosário do Sul não terá representante feminina para o próximo mandato de 2021 a 2024. Apesar de 53 candidatas terem sido votadas, nenhuma conseguiu a eleição. A candidata que chegou próximo de eleger- se foi Dani Milan, do PTB, que obteve 292 votos. A segunda mulher mais votada foi a professora Roselei, do PT, com 281 votos. Em terceiro lugar ficou Maria Eugênia Dutra, PDT, com 277 votos. Os votos dela estão sob júdice. A quarta mais votada foi Luciana Mendes, do MDB com 240 votos. Malize Carore do PDT obteve 185 votos e foi a quinta mais votada. Maria Aparecida Souza, do PTB aparece em sexto lugar com 169 votos. Em sétimo ficou Bibiana Andrades de Pietro, do DEM com 157 votos. Todas as capitais do país elegeram mulheres para o cargo de vereador, apontam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porto Alegre será a capital com a maior representatividade feminina na Câmara de Vereadores: 11 das 36 vagas serão ocupadas por mulheres (30,55%).

O MAIS VOTADO

Alisson Sampaio (PP) – 43 anos, advogado e produtor rural – 836 votos. Atuação política – Foi vereador por dois mandatos durante os anos de 2005 a 2012, também sendo mais votado. Nas eleições municipais de 2012 e 2016 correu à majoritária de Rosário do Sul e na oportunidade alcançou cerca de sete mil votos. Também Coordenador Regional da Secretária Estadual da Agricultura e assessor parlamentar na Câmara Federal. “Muito me orgulha ter sido pela terceira vez o vereador mais votado de nossa cidade, isto nos gera mais comprometimento e responsabilidade com nossa comunidade. O desejo de participar da vida pública sempre foi e sempre será  pela vontade de trabalhar, ajudar e transformar a vida das pessoas e entendo que é preciso estar junto à comunidade para poder fazer isso”, disse Alisson.

O VEREADOR MAIS JOVEM

Atheros Cides (PT) – 30 anos, formado em gestão pública e graduando em administração – 322 votos. Atuação política – primeira vez candidato a vereador. Por alguns meses de diferença do vereador Jeferson Ortiz, Atheros é o parlamentar mais jovem deste mandato. “Para nosso trabalho em 2021, mantenho firme os projetos que mencionei na campanha eleitoral. Na saúde do município, quero fortalecer e acelerar o processo dos usuários do SUS. Na educação, ampliar os espaços pedagógicos para crianças com necessidades especiais”, disse o vereador eleito à Gazeta. Atheros é o primeiro candidato eleitor do PT ao legislativo de Rosário do Sul.

REELEITOS

Gilson Alves (PDT) – 48 anos, aposentado e bacharel em Direito – 681 votos. Atuação política – foi eleito vereador em 2000 e em 2005 quando foi presidente do Poder Legislativo, mas acabou perdendo o mandato. Foi eleito para o seu quarto mandato. “Luto pela saúde, bairros e vilas e pelo homem do campo. Posicionamento firme em defesa dos professores e funcionalismo público”, disse Gilson à Gazeta de Rosário.

Mácio Valles (PTB) – 44 anos, técnico em enfermagem e administrador – 607 votos.

Atuação política – Foi secretário municipal de saúde e exerceu o cargo de vereador em 2018 e 2020. “Fui atrás de parcerias pra revitalizar a área SUS e graças a apoiadores que abraçaram a ideia hoje isso é uma realidade. Fomentei o esporte, a cultura, o lazer as principalmente a saúde. Agradeço a cada cidadão que me fortaleceu nesta eleição e depositou seu voto para que siga meu trabalho”, disse.

Luiz da Silva Guma Junior (PTB) – 57 anos, pecuarista – 505 votos. Atuação política –Atuou na Secretaria de Assistência Social, durante o governo de Ney Padilha. Foi eleito vereador, pela primeira vez, em 2004. Fará seu quarto mandato. “Agradeço primeiro a minha equipe que fez um trabalho exemplar, em especial a minha família e a comunidade de Rosário do Sul”. Agradecer a todas as pessoas, quem votou e quem não votou em mim. “Coloco-me a disposição da comunidade novamente para seguir o trabalho nas áreas de saúde, educação e esporte e dar suporte ao produtor rural, trazendo novas emendas federais para o município”, destacou.

Rogério Ustra (MDB) – 46 anos, produtor rural – 344 votos. Atuação política – Ustra assumiu o cargo de vereador em 2017 no lugar de Jalusa Sampaio, que teve sua candidatura cassada. Fará seu segundo mandato no legislativo. “Atuação política foi e será pautado nos princípios básicos da administração pública. Legalidade, impessoalidade, moralidade publicidades e eficiência. Dizer a comunidade rosariense que a minha reeleição demonstra que o trabalho de fiscalização forte é um dos caminhos para ter uma cidade melhor”, afirmou.

NOVOS NOMES

Joel de Freitas Paulo (PDT) – 49 anos, radialista – 785 votos. Atuação política – concorre pela segunda vez como vereador. Já foi chefe do Departamento Cultural. “Procuro representar o povo rosariense lutando pela cultura e a educação. Ciente dos problemas, sobretudo dos bairros , vilas e do interior do município. Pretendo ser a voz dos agricultores, pecuaristas e população em geral”, disse Joel.

Jeferson Ortiz (PP) – 30 anos – 701 votos. Atuação política – ex-assessor parlamentar. “Estou muito feliz pela aprovação de toda a comunidade de todos os bairros da cidade. Agora começa o meu grande desafio de governar e fiscalizar pelo povo, trabalhar para tudo e para todos. Vou fiscalizar o dinheiro público. Meu compromisso começa agora com as pessoas”, concluiu.

Alessandro Chaves (PDT) – 36 anos, professor – 643 votos. Atuação política – concorre à variância pela segunda vez. “Fiz a campanha eleitoral baseada no princípio de defender a educação e os interesses dos professores e funcionários públicos. Lutar pelo pagamento do piso dos professores, por melhoria no plano de carreira dos funcionários e ajudar o esporte”, disse o vereador eleito.

Edmundo Coelho (PTB) – 55 anos, motorista da secretaria de saúde – 517 votos. Atuação política – vai para seu quarto mandato como vereador. “Agradeço pelo reconhecimento desse trabalho que eu faço com tanto carinho para as pessoas. Agradeço aos amigos, pois eu fiz uma campanha sem dinheiro, mas contei com a amizade das pessoas. Vamos trabalhar com a comunidade junto ao Vilmar Oliveira”, afirmou Edmundo.

Osiel Barcelos (PDT) – 41 anos, comerciante – 497 votos. Atuação política – primeira vez candidato a vereador. “Queremos trabalhar em prol da comunidade junto ao Vilmar Oliveira para que Rosário venha a reagir. Todos podem contar conosco. Queremos tirar a juventude das drogas e reintegrar a nossa sociedade. Esse é o nosso projeto e o nosso trabalho que vamos passar para a comunidade”, disse.

Arilton Silva “Borrego” (DEM) – 39 anos, caminhoneiro – 472 votos. Atuação política – primeira vez que concorre ao cargo de vereador. “Primeiramente gratidão a Deus e a todos os meus amigos que me apoiaram toda a minha caminhada. Vou defender a saúde, o saneamento básico, as estradas do interior, a causa animal, temos a caminho o castramóvel, que ajudará no controle populacional dos animais de rua”, afirmou.

Gilberto Pinto “Sambinha” (DEM) – 59 anos, comerciante – 338 votos. Atuação política – primeira vez candidato a vereador. Já foi chefe de gabinete na Câmara Municipal. “A palavra é gratidão às pessoas que me apoiaram. Quero dar continuidade ao serviço que eu já faço para a comunidade na parte social. Presto mão de obra para pessoas que comprovadamente não têm condições. Sempre atuei bastante na área da saúde e já fui presidente do bairro Centenário”, destacou.

SUPLENTES

CRISTIANO RODRIGUES 643 votos
LEONARDO VARGAS NICO 494 votos
GLEI PACHECO 409 votos
TIAGO MENEZES 350 votos
DORO OLIVEIRA 315 votos
DANI MILAN 292 votos
PROFESSORA ROSELEI 281 votos
MARCIO SANTANA 266 votos
ENGENHEIRO EDUARDO OLIVEIRA 262 votos
JULIANO DO GÁS 250 votos
LUCIANA MENDES 240 votos
IDEL COSTA DO CAMPO SECO 225 votos
GILBERTO ALVES 222 votos
CELOMAR MARQUES 220 votos
SARGENTO LACY 215
IRAN NAJAR 211
RUBILAR MOREIRA 203
VIDIGAL 196
FLAVIO INACIO 192
MALIZE CADORE 185
MARCO 173 votos
MARIA APARECIDA SOUZA 169 votos
CLEO SOARES 167 votos
DIONES MIRANDA IZAGUIRRY 160 votos
BIBIANA ANDRADES DE PIETRO 157 votos
MARCELO PESCA TUR 152 votos
ADEMIR MELO 145 votos
GUSTAVO ANDREAZZA 133 votos
FLAVIA MENEZES 132 votos
ZALTRON CHICO 128 votos
MARCONDES 126 votos
AMADEO VARELA 111 votos
VANESSA 109 votos
TENISIA GARCIA 108 votos
ILDOMAR GOULARTE 102 votos
NILTON PEREIRA REFORÇO 100 votos
ANA AURELIA 98 votos
VILMAR FERREIRA 92 votos
MANO VOLNEI 90 votos
CLÉDIO DA CANTO LIVRE 88 votos
CRISTIANE AIRES 85 votos
DELMAR MUCA 84 votos
JULIO BRAGA 76 votos
LAURA ORTIZ 71 votos
XORORÓ 70 votos
JAIR SILVA 70 votos
LEVI FLORES 69 votos
GILBERTO DA ROSA 66 votos
DIEGO LACERDA CHOCO 63 votos
CATÚCIA PERES 58 votos
SILVIA S DO PRADO 58 votos
ANDREIA FUNARI 48 votos
EVERTON PIETRO BOCHÃO 47 votos
RUBIA RUBI 40 votos
VALDENIR ALVES CABOCLO 38 votos
JAIME LANES 34 votos
ADELAIDE 34 votos
SEVERO SEVERINHO 33 votos
DIEGO RAMIRES 33 votos
ROGÉRIO DORNELES 30 votos
JANE CAMARGO 30 votos
JUPIRA TOLBE 27 votos
MANO COFFE 27 votos
SOLANGE MACHADO 26 votos
ANDERSON GONÇALVES 26 votos
MARY SILVA 25 votos
PAOLA ANDRADE 25 votos
IRENE DA ROSA BANDEIRA 24 votos
JANE OLIVEIRA 22 votos
GEORGINA MACHADO 20 votos
TANIA FREITAS 19 votos
ARISTÓTELES CORREA MARQUEZ 18 votos
ADEMIR MARTINS 17 votos
EZEQIEL MENEZES 16 votos
ARMANDO IRIGARAY 16 votos
CRIZELDA 14 votos
MARIU RODRIGUES FAGUNDES 12 votos
JOSELAINE DEDÉ 9 votos
JAIME RAMIS 8 votos
LUCIO MENEZES 8 votos
FABIANO MONTANHA 7 votos
TALITA MALTAURO GIRARD 7 votos

NÃO ELEITOS
ÁLVARO GONÇALVES 374 votos
MARIA EUGENIA 277 votos Anulado Sub Judice
IZABEL CRISTINA DE MENEZES 225 votos
MARIA LUISA SASSO 187 votos
ALSOM PEREIRA DA SILVA 166 votos
CLÉDIO CLEVAL 149 votos
ONERON LANZZANOVA 108 votos
MARGARETE SILVEIRA 105 votos
OBREIRO LEANDRO SILVA 104 votos
ALCEMAR CORREA PACHECO 103 votos
PASTORA SARA 103 votos
RODRIGO SOARES 73 votos
CARLOS PAZ 68 votos
FABIO ARAUJO 68 votos
DANIEL MACHADO 62 votos
JOJO FIGUEIRA 59 votos
LAURINHA 57 votos
RODRIGO ZOZÔ 50 votos
CLEO AZEVEDO 48 votos
GILNEI PACHECO 48 votos Anulado Sub Judice
ADEMIR LEMOS 46 votos
MARCO DOTTO 36 votos
ANTONIO LIMBERGER 36 votos
JOIA DAS LARANJEIRAS 30 votos
FABRICIO SANTOS 28 votos
SUELI ALVES SOARES 27 votos
EVERTON SANTOS 24 votos
POLACO PETIM 23 votos
ESTER MIRANDA 23 votos
MARTA FERRADOR 22 votos
MATHEUS FLORES 20 votos
DIEGO SILVA 17 votos
CRISTIANO DO PRADO 16 votos
TAIS VARGAS 14 votos
KEITY MAHONEY 13 votos
ELISANGELA DOS SANTOS 12 votos
SILVIA PEDROSO DE LEON 10 votos
ROSE OLIVEIRA 10 votos
CLAYTON 8 votos
MARION RENNER 7 votos
ROSA MARIA 5 votos
ALICE FERRAZ 5 votos
VENICIO MOREIRA 3 votos
MARCIO GONÇALVES 2 votos

Fotos: TSE / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top