Você Está
Início > Notícias > Cidade > Papa Francisco acata renúncia de Dom Gílio Felicio

Papa Francisco acata renúncia de Dom Gílio Felicio

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na última quarta-feira (6), através de sua Nunciatura Apostólica do Brasil, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Bagé, apresentado pelo Bispo Dom Gílio Felício. O líder católico solicitou a carta renúncia para cuidar de sua saúde, após 20 anos atuando como Bispo. Ele atuava desde 2003 na Diocese de Bagé, da qual a Paróquia Nossa Senhora do Rosário faz parte.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A Diocese de Bagé possui 18 paróquias em vários municípios e tem mais de 30 padres. Para a administração, será feita uma reunião com o Conselho Presbiteral, que irá nomear um administrador da Diocese até o Papa Francisco enviar um novo Bispo. Neste período, a diocese fica chamada de Vacante. Já Dom Gílio seguirá como Bispo Emérito e deve cumprir alguns compromissos antes agendados, como a ordenação do jovem seminarista Fábio Augusto, em Dom Pedrito, no dia 15 de junho. Além disso, Dom Gílio terá um compromisso em Rosário do Sul, no dia 8 de julho, onde irá rezar uma missa gaúcha às 16h, no CTG Adaga Velha.

Para o padre Juberto Nunes, um dos párocos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Dom Gílio efetuou um grande trabalho a frente da diocese. “Dom Gílio com seu grande carisma de fazer relações e evangelizar, sem dúvida deixa a Igreja muito próxima do povo. Uma pessoa fácil de se relacionar, dinâmico nos seus trabalhos pastorais na diocese; ajudou a igreja no Brasil a quebrar o racismo, assumindo a coordenação nacional da Pastoral Afro. (…) Outro legado: foi um Bispo que sabia dialogar muito bem com todas as culturas”, explicou Padre Juberto.

Leia mais notícias da editoria Geral

Saiba Mais

Nomeado pelo Papa João Paulo II, Dom Gílio atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA) em 1998 e teve como lema de vida episcopal “evangelizar a todos”. Foi o criador da Pastoral Afro na Arquidiocese Soteropolitana e em dezembro de 2002, foi nomeado bispo da Diocese de Bagé. Sua posse ocorreu em março de 2003 e até 2007 foi o coordenador nacional da Pastoral Afro Brasileira. Desde 2011 era membro do Conselho Econômico e Social do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top