Ícone do site Gazeta de Rosário

Rio Santa Maria está mais de seis metros acima do nível normal

Com as chuvas que atingiram Rosário do Sul na última semana, o Rio Santa Maria está seis metros e 30 centímetros acima do nível normal. A informação é do coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar. A água já cobre a Praia das Areias Brancas e algumas casas já eram ameaçadas pelas águas que seguiam subindo, mas não havia desalojados ou desabrigados.

A cheia do Rio Santa Maria ocorreu após a semana chuvosa em todo o Estado. Em Rosário do Sul, foram 266 milímetros de chuva em apenas cinco dias, o que fez com que duas famílias precisassem deixar suas casas. Já em São Gabriel, com a cheia do Rio Vacacaí, pessoas que precisaram sair de seus imóveis começaram a retornar no domingo (28). Em Alegrete, conforme o Portal Alegrete Tudo, até esta segunda-feira (29), o Rio Ibirapuitã estava com oito metros e 73 centímetros acima do nível normal e já havia retirado 12 famílias de suas casas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido um alerta de temporal para Rosário do Sul na segunda. Durante a tarde, houve tempestade elétrica e chuva, mas sem causar estragos. Para esta quarta-feira (31), a previsão é de tempo seco em Rosário, com máxima de 20°C e a mínima deve ser de 8°C. No restante da semana, não há previsão de chuva do município.

Além disso, os institutos de meteorologia de todo o país emitiram alerta do retorno do frio intenso para esta semana, com significativa queda nos termômetros para o próximo final de semana, quando deve gear na região. Em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina há possibilidade de neve.

Na manhã de segunda, rio Santa Maria estava com 6 metros e 30 centímetros, tomando conta da Avenida Adil Bentes. Foto: Sandro Paz/Divulgação

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque:
Paulo Dutra/Divulgação