Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rio Santa Maria está mais de seis metros acima do nível normal

Rio Santa Maria está mais de seis metros acima do nível normal

Com as chuvas que atingiram Rosário do Sul na última semana, o Rio Santa Maria está seis metros e 30 centímetros acima do nível normal. A informação é do coordenador da Defesa Civil do município, Iran Najar. A água já cobre a Praia das Areias Brancas e algumas casas já eram ameaçadas pelas águas que seguiam subindo, mas não havia desalojados ou desabrigados.

Área da praia das Areias Brancas já submersa pela ação da enchente

A cheia do Rio Santa Maria ocorreu após a semana chuvosa em todo o Estado. Em Rosário do Sul, foram 266 milímetros de chuva em apenas cinco dias. Já em São Gabriel, com a cheia do Rio Vacacaí, pessoas chegaram a deixar suas casa, mas já começaram a retornar neste domingo (28). Em Alegrete, conforme o Portal Alegrete Tudo, até esta segunda-feira (29), o Rio Ibirapuitã estava com oito metros e 73 centímetros acima do nível normal e já havia retirado 12 famílias de suas casas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido um alerta de temporal para Rosário do Sul nesta segunda. Durante a tarde, houve tempestade elétrica e chuva, mas sem causar estragos. Para a terça-feira (30), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas pela manhã e tarde. A máxima deve chegar aos 18°C e a mínima deve ser de 10°C. De quarta-feira (31) a sexta-feira (2), a previsão é de tempo seco com sol encoberto na cidade.

Além disso, os institutos de meteorologia de todo o país emitiram alerta do retorno do frio intenso para esta semana, com significativa queda nos termômetros para o próximo final de semana, quando deve gear na região. Em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina há possibilidade de neve.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top