Ícone do site Gazeta de Rosário

Rios da cidade registram suba dos níveis

As fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que os dois rios que banham Rosário do Sul – o Ibicuí da Armada e o Santa Maria – registrassem aumento dos níveis. A situação, no entanto, ainda não ameaça as populações ribeirinhas.

No último domingo (13), o Rio Santa Maria marcava 3,88 metros, ou seja, 2,68m acima do nível normal, que é de 1,20m. No dia seguinte já havia subido para 4,28m, que significa 3,08m acima do normal.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres ambientais (CEMADEN), a estação hidrológica localizada no Rio Ibicuí da Armada, zona sul da cidade, o afluxo, media no domingo (13), nível de 3,40m. Já na segunda (14), as marcas eram de 4,05m. Visto que o nível normal do Ibucuí é semelhante ao do Santa Maria, ele está cerca de 2,85m acima da normalidade.

A Defesa Civil do município e o Cemaden informam que por volta das 10h30 desta terça-feira (15), os níveis dos Rios Santa Maria e Ibicuí da Armada eram de 4.60m e 4.25m respectivamente.

Os dois rios devem seguir subindo devido às chuvas registradas também em Dom Pedrito e em Santana do Livramento. As águas desses locais costumam seguir rumo ao território rosariense.

 

Foto Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário