Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rios sobem em Rosário do Sul e geram alerta sobre enchente

Rios sobem em Rosário do Sul e geram alerta sobre enchente

Graças às chuvas que caíram na região durante a semana, os rios que banham Rosário do Sul estão com seus níveis acima do normal. Na região já são registradas cheias e pessoas desabrigados de suas casas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Rosário do Sul, Iran Najar, nesta sexta-feira (15), o nível do Rio Santa Maria estava em 4,15 metros, ou seja, 2,95m acima do nível normal. Já o Rio Ibicuí da Armada encontrava-se com volume de 4,18m, isto significa 2,98m acima do nível, que é de 1,20m.

Segundo Najar, o aumento significativo do Rio Santa Maria aconteceu devido ao grande volume de chuvas que caiu na região de Dom Pedrito, onde se encontram as nascentes do mesmo. Aproximadamente 240 mm foram registrados nos últimos dias na região.

O coordenador também destacou que em caso de enchente, o 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) já foi contatado e militares estarão à disposição para auxiliar caso exista necessidade de remoção da população ribeirinha.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não há previsão de chuvas fortes para a região de Rosário do Sul nos próximos dias.

Famílias desabrigadas em Dom Pedrito

Segundo o Qwerty Portal de Notícias, de Dom Pedrito, a água do Rio Santa Maria já atingiu 6,30 metros no município, perto dos 6,40 da enchente de maio, considerada a maior do ano até então. Até a tarde dessa sexta-feira (15), eram 14 famílias desabrigadas, quatro desalojadas e mais uma sendo retirada.

A água já passava por cima da RS 634, local onde está sendo construído um pontilhão. Cogita-se a interrupção dessa via e um ofício foi enviado ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) solicitando providências sobre desvio. São 18 ruas alagadas no município e quatro bairros.

Foto: Qwerty Portal de Notícias / Divulgação
Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário e Qwerty Portal de Notícias / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top