Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosariense atua na abertura de uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina

Rosariense atua na abertura de uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina

O rosariense Sir da Cunha, desde que resolveu se estabelecer em Porto Alegre para seguir sua carreira profissional vem conquistando espaço dentro do cenário do show business nacional. Recentemente, roteirizou e dirigiu o espetáculo “Ópera Gaúcha”, que teve sua estreia na noite de abertura da Expointer, em Esteio. Atualmente, ele é coordenador de palco do Programa Galpão Crioulo e está produzindo o evento Festa Nacional da Música na capital gaúcha.

O espetáculo “Ópera Gaúcha” foi prestigiado pelo público da Expointer no último dia 26, após a abertura do evento. A apresentação celebrou a história de uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina, abordando o tema da 40ª edição: “O campo cria o futuro”. O show contou com artistas gaúchos, cavalarianos e bailarinos, iluminando o Parque de Exposições Assis Brasil. A peça teve a criação do produtor Marquinhos Kroeff e direção musical de Elton Saldanha, além da participação dos artistas Renato Borguetti, Cristina Sorrentino, Joca Martins e Luiz Marenco, entre outros.

Em entrevista à Gazeta, Cunha contou que o convite para fazer parte do espetáculo partiu do produtor Kroeff. “Na hora aceitei o desafio… Já existiam ideias de números, mas uni-los foi o mais difícil. Pensa dirigir 200 pessoas entre crianças, músicos renomados, bailarinos e cavaleiros num espetáculo ao vivo e para toda a América latina”, relatou ele. Na plateia, era mais de três mil pessoas, incluindo ministros e o governador do estado, José Ivo Sartori. “A perna treme! Mas nada poderia dar errado e não deu! Foi incrível, o trabalho e o comprometimento da equipe. Uma grande experiência pra mim”, completou.

O rosariense adianta que, devido à repercussão positiva do show, cogita-se fazer um especial no mesmo formato nas Ruínas de São Miguel, nas Missões, ainda sem data definida. Além disso, existe a possibilidade do grupo realizar a abertura das próximas edições da Expointer.

De Rosário para a América Latina

A história de Cunha com a arte começou em Rosário do Sul. Seu contato com o ramo foi atuando em eventos e grupos culturais da cidade. A paixão pelo teatro, no entanto, foi o que lhe inspirou a seguir uma carreira profissional nesta área.

A caminhada fora do município começou em 2008, quando se estabeleceu em Porto Alegre. De lá para cá o profissional acumula as mais diferentes participações em eventos e shows nacionais e internacionais. Ele já foi o responsável técnico do Teatro Bourbon Country e pelo Auditório Araújo Viana, na capital gaúcha, e também pelo Teatro do Bradesco, em São Paulo.

Peça “Pernas pro Ar” foi um dos trabalhos de Cunha (à direita), ao lado da atriz Cláudia Raia. Foto: Arquivo Pessoal

Cunha também atuou como coordenador da área técnica do Natal Luz de Gramado e na Caravana de Natal da Coca Cola, além de participar como produtor dos espetáculos Cabaré, Crazy For You, Pernas pro Ar – onde trabalhou com a atriz Cláudia Raia. Os trabalhos do rosariense englobam inclusive shows internacionais. Ele tem em seu currículo apresentações de Eric Clapton, Shakira, Justin Bieber, Cindy Lauper, Rogers Waters e Guns’n Roses, entre outros.

O próximo desafio de Cunha, a Festa da Música em Porto Alegre, está em sua segunda edição e acontece entre os dias 12 e 24 de outubro desse ano. Serão diversos palcos com muita música, nos mais diferentes espaços da capital, como o Parque da Redenção, a Avenida Borges de Medeiros e o Largo Glênio Peres.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Colaboração: Celomar Marques
Fotos: Arquivo Pessoal e Luiz Chaves / Palácio Piratini

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top