Você Está
Início > Notícias > Geral > Rosariense dá nome à escola inaugurada pela Prefeitura de Canoas

Rosariense dá nome à escola inaugurada pela Prefeitura de Canoas

Foi inaugurada, na última sexta-feira (23), em Canoas, a Escola Municipal de Educação Infantil Alcy Paulo de Oliveira “Cica”, em homenagem ao rosariense que foi destacado cidadão de Canoas tanto como líder comunitário, vereador por cinco vezes e também secretário de obras. Ele havia falecido há um mês, vítima de Covid-19, aos 72 anos. A homenagem póstuma contou, além da presença do prefeito Jairo Jorge, com secretários e familiares do ilustre rosariense entre outros. A nova escola vai atender 246 crianças de zero a 5 anos e 11 meses, em creche e pré-escola. O investimento é de um 1 milhão e seiscentos mil reais, recursos advindos do programa federal Proinfância, do MDE e do Salário Educação.

A escola infantil Cica terá oito turmas, 22 servidores e seu funcionamento está previsto para junho deste ano sempre das 7h às 19h. Duas placas em homenagem a inauguração foram descerradas no interior da nova escola Canoense.

A Gazeta de Rosário conversou com a advogada e professora Rita de Cássia Oliveira, filha do homenageado. Ela destacou que Cica sempre se preocupou com a educação até mesmo antes de ingressar na política. “Quando começou a progredir na construção civil, ele já distribuía materiais escolares para crianças carentes. Ele via na educação uma forma de mudar as condições de vida das pessoas e afastar da marginalidade. Foi uma das bandeiras que sempre defendeu e replicava os ensinamentos de Leonel Brizola”, disse. Ela também ficou contente com a homenagem, e fez agradecimentos. “É justo que tenha sido homenageado com o nome de uma escola, pois uma escola tem muitos significados e sua história pode servir de inspiração para outras pessoas. Ele viveu em Canoas, mas sempre mencionava sua cidade natal. E felizmente visitou Rosário antes de adoecer. Nossa gratidão. Atendo os órgãos públicos de Rosário como consultora jurídica e sempre vem aquele amor do meu pai por esse valoroso município. Canoas e Rosário no coração”, concluiu.

- Alcy Paulo de Oliveira faleceu em março passado, vítima de Covid 
Arquivo
Alcy Paulo de Oliveira faleceu em março passado, vítima de Covid. Foto: Arquivo

“Hoje é um dia de tristeza e de alegria. Tristeza, porque é impossível não voltar ao nosso coração a notícia da partida do meu querido amigo. Alegria, porque daqui 50 ou 60 anos, essa escola ainda vai existir e todos vão saber quem era o vereador Cica. Quis o destino que eu inaugurasse a obra que eu comecei na outra gestão. Essa é a 17ª escola que eu entrego como prefeito”, declarou o prefeito Jairo Jorge.

O vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, lembrou do homem íntegro que foi o Cica. “Eu tive a honra de vivenciar ao lado dele muitos momentos felizes e embates na Câmara. Ele foi o melhor secretário de obras dessa cidade. Esta é uma justa homenagem”, declarou. “É um orgulho, que mistura tristeza e alegria, estar inaugurando esta escola com o nome do Cica, que via na Educação uma maneira de ajudar as pessoas. Ele acreditava que pessoas bem orientadas poderiam crescer na vida”, manifestou Marco Antonio da Silva Oliveira, secretário-adjunto de Obras de Canoas, filho do homenageado.

Também estiveram presentes à inauguração o subprefeito da região Nordeste, Denilson Souza, o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, o subprefeito da região Sudoeste, DJ Cabeção, a primeira dama, Thais Pena, os secretários-adjuntos da Educação, Cinara Souza e Aristeu Ismailow, a diretora da Educação Infantil do município, Simone Mendes, entre outros.

Saiba mais

Cica nasceu em Rosário do Sul em 06 de outubro de 1948 e ainda criança mudou-se com a família para Canoas. Foi empresário da construção civil, participou como jogador e apoiador de times de futebol amadores de Canoas. Por ver as dificuldades das pessoas e morar em bairro, passou a fazer ações filantrópicas para ajudar aos mais necessitados, deixando seu veículo à disposição para condução a hospitais e unidades de saúde e caso de urgência., pois na época o transporte era precário. Ele distribuía, além de material escolar no início do ano letivo, brinquedos às crianças em datas festivas. Alcy Paulo de Oliveira foi sócio-fundador da Associação de Moradores do Bairro Rio Branco, onde mobilizava a comunidade para os problemas do bairro. Com carisma, popularidade e coração generoso, elegeu-se Vereador em sua primeira candidatura. Foi reeleito outras vezes e exerceu cinco mandatos (1989 a 2008). Sua primeira eleição foi no PSB e as demais pelo PDT. A partir de 2009 foi Secretário Municipal de Obras em Canoas em duas gestões e assessor do Deputado Ciro Simoni na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi casado por quase cinquenta anos com Cledi da Silva Oliveira (falecida), teve três filhos, Marco Antônio (engenheiro civil) Rita de Cássia (professora e advogada) e Mairus Luís (engenheiro civil); e três netos (Lucas, Nicoly e Bernardo). Faleceu vítima de Covid-19 em 22 de março de 2021, deixando grande legado aos canoenses e saudades aos familiares e amigos tanto em Canoas como em Rosário do Sul.

Fotos: Tony Capellão/ Prefeitura Municipal de Canoas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top