Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosariense é eleito governador de distrito do Rotary pela primeira vez

Rosariense é eleito governador de distrito do Rotary pela primeira vez

O Rotary Club é uma organização de clubes internacionais que prestam serviços às comunidades. Em Rosário do Sul o clube desenvolve ações há vários anos. E, no último sábado (1º), foi empossado o primeiro rosariense a se tornar governador do Distrito 4780. Eusébio Prevedello é responsável pela coordenação de 23 municípios na região Fronteira Oeste, Campanha e parte da região Centro e Sul. A cerimônia foi realizada no clube Campestre.

Prestigiado por mais de 450 rotarianos, o novo governador tem a missão de coordenar e orientar as ações dos 50 clubes do Distrito, que é a soma da regionalização de clubes. Em Rosário, existe o Rotary Club Centro – fundado há mais de 75 anos e conhecido, principalmente, pelo trabalho que desenvolve em prol de doações de sangue e do jantar beneficente Queijo e Vinho. E também o Rotary Club Caverá – fundado há 29 anos, pelo próprio Prevedello, e desenvolve, principalmente, projetos voltados para alunos de baixa renda e o jantar beneficente do Cordeiro.

Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

O engenheiro agrônomo e pecuarista, de 72 anos, diz que se envolveu com o clube para poder ajudar ao próximo. “O objetivo é simples, servir aos que precisam”, afirma. Ao longo de um ano, período da gestão, ele e a esposa, Marita Prevedello, percorrem o distrito para orientar e repassar a missão do Rotary.

Com o lema “Dar de Si antes de pensar em Si”, os clubes trabalham para promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação e favorecer o desenvolvimento econômico. Prevedello explica que cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem autonomia, desde que respeite os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International.

Saiba mais

Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Fundado nos Estados Unidos em 1905, o clube está presente em 219 países e atua por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, com mais de 1,2 milhão de voluntários. Um dos países nos quais a atuação do clube é mais é forte é o Brasil. São 2.367 unidade e 53.537 associados, segundo dados divulgados pela entidade em março deste ano. Três brasileiros já presidiram o Rotary International.

Um dos projetos mais conhecidos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde (ONU) e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Para integrar o clube é preciso ser convidado após manifestar interesse em participar.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top