Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosariense é premiado pela implantação do SUS no Brasil

Rosariense é premiado pela implantação do SUS no Brasil

Na semana passada aconteceu o 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, em Belém (PA). Na ocasião, o cirurgião-dentista rosariense José Eri de Medeiros, recebeu a medalha de honra nacional por serviços prestados e por sua participação na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A medalha foi entregue pelo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

O evento comemorou os 30 anos do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o qual Medeiros foi fundador e presidente por duas gestões. Em entrevista à Gazeta, ele explicou que o conselho congrega todos os municípios do país. “Na época, eu era secretário de saúde em Venâncio Aires e, como representante do Rio Grande do Sul, me envolvi politicamente com o grupo nacional”, disse. Medeiros define que nesse período ocorreu uma reforma sanitária brasileira. “Isso alterou o direito à saúde das pessoas e o direito à dignidade humana. Nesse sentido, a saúde evoluiu buscamos unificar o atendimento à saúde, conquistando os direitos humanos”, finalizou.

“Foi nesse contexto que recebi a homenagem pela minha trajetória como sanitarista e defensor desses princípios dessa reforma que ainda está em andamento no país. 30 anos é o início da história de implantação do SUS no país”, disse o cirurgião-dentista.

Leia mais notícias da editoria Geral

Medeiros avalia que, mesmo com os problemas existentes, o SUS foi a principal mudança já realizada para a população. “É a única reforma verdadeira com inclusão social e participação da sociedade que atingiu todos os municípios do Brasil. Qualquer outro setor, não tem algo igual ao o que aconteceu na saúde”, destacou.

O cirurgião-dentista é presidente do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) e é conselheiro no Conselho Nacional de Saúde, em Brasília.

Documentário contará história de vida de Medeiros

Neste sábado (4), em Rosário do Sul, aconteceram as gravações do documentário que conta a história do SUS através da vida de Medeiros. As gravações tiveram início no congresso onde foi premiado e terão continuidade em Rosário do Sul e posteriormente em Venâncio Aires.

“Ele foi o único gaúcho que participou intensamente no processo todo e atua até hoje”, disse Lannes Lopes, diretor do filme que falou à Gazeta sobre o roteiro do filme. Colegas rosarienses que estudaram com ele na escola Plácido de Castro darão seu depoimento sobre a convivência com o Medeiros.

Gravações de documentário iniciaram no sábado (4)

“É uma bibliografia contando paralelamente a história do SUS no Brasil. Ele conta no final do vídeo como ele começou isso, a ida a Cuba, ao Canadá, onde ele viu que já existia o sistema único de saúde” contou Lopes.

O nome do documentário ainda não foi escolhido e a previsão de finalização é para os meses de outubro ou novembro. Lopes salienta, ainda, que há a possibilidade de haver um lançamento do filme em Rosário do Sul.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top