Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosariense faz sucesso com tutoriais de maquiagem em libras

Rosariense faz sucesso com tutoriais de maquiagem em libras

Para aprimorar a forma de se maquiar, muitas pessoas buscam tutoriais em vídeo. Neles, os profissionais da maquiagem dão dicas para valorizar cada traço do rosto e ensinam a usar os produtos da forma correta. No entanto, para quem é deficiente auditivo, um vídeo desses poderia não ser muito atrativo. Mas isso, até que uma rosariense passou a produzir os tutoriais de “make” em libras.

Andressa Pino da Rosa, de 24 anos, cursa o último semestre de Psicologia na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) e atua como maquiadora há três anos. Ela conta que muitas pessoas perguntavam o que ela realmente gostaria de fazer, ser psicóloga ou maquiadora. “Minha resposta é sempre baseada na ligação que percebo entre essas profissões, pois acredito que em ambas eu trabalho com a autoestima das pessoas, onde na psicologia é um processo mais demorado, e na maquiagem é um processo instantâneo”, explica.

Tutoriais em libras estão fazendo sucesso nas redes sociais

A jovem conta que não utilizava a língua de sinais até o sétimo semestre da faculdade. Durante a aula, uma professora despertou em Andressa, a preocupação com a inclusão. “Foi aí que comecei a ser mais crítica sobre todas as situações e analisar se estão acessíveis a todos”, conta. Além disso, a convivência com uma funcionária surda da faculdade, a motivou a ingressar na disciplina optativa de libras. “Eu me inscrevi para poder me comunicar com a Eliane. Com isso, pensando na importância da inclusão, tive a ideia de abranger ainda mais o tema e levar para fora da faculdade, na maquiagem. Foi então que surgiu a ideia do tutorial em libras”, explica a maquiadora.

Nos vídeos, Andressa não fala uma só palavra. A comunicação é exclusivamente através da linguagem de libras ou com inserções de texto para aqueles que não compreendem os sinais. “Nunca imaginei que iria repercutir tanto os tutoriais, porque pra mim eu estava apenas fazendo a minha parte na inclusão. Acredito que repercutiu porque quando viram, as pessoas perceberam a importância que tem pequenas atitudes inclusivas”, conta satisfeita com o retorno dos que acompanham os vídeos.

Nas redes sociais, onde Andressa divulga os tutoriais, muitas pessoas elogiaram a iniciativa. A primeira sequência de vídeos com as dicas em libras teve mais de 520 curtidas e mais de cem compartilhamentos. “Muitas pessoas vieram falar comigo, dentre elas, vieram surdos, intérpretes e também pessoas que não falam libras, me parabenizar pela iniciativa. Isso me motivou muito para seguir produzindo os tutoriais”, destacou.

Os tutoriais de Andressa estão disponíveis em seu canal no Youtube e em seus perfis no Facebook e no Instagram (@andressapinomakeup e @andressapino).

Surdos no Brasil: De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere a idade, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top