Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosarienses assistiram eclipse parcial da lua na terça-feira

Rosarienses assistiram eclipse parcial da lua na terça-feira

O eclipse lunar parcial ocorrido no final da tarde e início da noite de terça-feira (16), pode ser visto em diversos locais do mundo, inclusive em Rosário do Sul. A lua foi ocultada pela sombra da terra produzida no espaço, após o alinhamento do sol, terra e lua.

Além da América Latina, o fenômeno foi visto também na África, Oceania e partes da Ásia. O fenômeno ocorreu na data em que era comemorado o lançamento do Foguete Saturno 5, ocorrido em 16 de julho de 1959, e também a chegada do homem à lua há 50 anos, pelos Estados Unidos da América.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em Rosário do Sul, já ao entardecer, foi possível observar o eclipse. Ainda com luminosidade, a lua cheia surgiu na região sudeste já encoberta pela sombra da terra no espaço, projetada pelo sol. O satélite natural da terra ficou cerca de 60% encoberto até o final do eclipse, por volta das 20h. Durante este período, a Lua ficou em tons alaranjados.

Fenômeno durou até por volta de 20h de terça

O próximo eclipse lunar ocorrerá em janeiro do ano que vem, mas será apenas penumbral, ou seja, a lua penetrará a penumbra, a parte mais externa do cone de sombra formada pela terra, tornando o fato quase imperceptível.

Conforme a Agência Espacial Americana (NASA), o próximo eclipse total da lua será visível nas Américas em 26 de maio de 2021.

ECLIPSE SOLAR – Em julho ocorreu um eclipse total do sol, que pode ser visto em sua totalidade em partes do Chile e Argentina. No Rio Grande do Sul ficou apenas parcial. Como na data havia grande nebulosidade nos céus de Rosário não foi possível acompanhar o fenômeno.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top