Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosarienses estão na final do campeonato nacional de Paleteada

Rosarienses estão na final do campeonato nacional de Paleteada

No fim de semana do dia 11 a 14 de maio, foram conhecidos os últimos 25 classificados para a final nacional da Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os rosarienses Januário Amaral, 25 anos, e Pablo Fialho, 37, ficaram em terceiro lugar na disputa, que aconteceu em Uruguaiana/RS. Agora, eles se preparam para representar o município na Expointer, em Esteio/RS, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro. A dupla é a única de cabanha de Rosário do Sul que carimbou o passaporte para a final nacional.

Em entrevista à Gazeta, Januário contou que a prova não foi nada fácil, marcada por muito barro e por duplas qualificadas. “A dificuldade sempre existe, mas, como os próprios jurados falaram, foi um alto nível de paleteadores. Está muito parelho hoje, não tem favoritismo. Lá na frente, vence o melhor”, disse ele, que é veterinário.

Pablo Fialho e Januário Amaral são os únicos rosarienses classificados para a etapa. Foto: Reprodução / Facebook

Em Uruguaiana, os rosarienses enfrentaram outras 114 duplas, na categoria Força A. Januário montou Conquista do Capão Seco, e seu parceiro Pablo, que é treinador de cavalos, montou Ferro Branco da Ressaca. A competição foi julgada por Lindor Colares Luiz e Ciro Manoel de Freitas.

O jovem diz que a expectativa para a prova de Esteio é boa, visto o desempenho que tiveram nas provas anteriores. Antes de chegarem ao terceiro lugar da semifinal, enfrentaram mais duas classificatórias, onde conquistaram o primeiro lugar em uma e a segunda colocação em outra. “Apostamos bastante nessa dupla”, afirma.

O veterinário ressalta a importância da prova de Esteio, que reúne os melhores paleteatores do Brasil e ainda a melhor dupla do Uruguai, que é convidada a participar do campeonato. Os rosarienses disputarão o título com cerca de 50 paleteadores. Os outros 25 classificados foram conhecidos entre os dias 21 e 22 de abril, em Rio Grande/RS.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Everton Souza / La Rural Fotografia / ABCCC e Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top