Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul adere ao Setembro Amarelo

Rosário do Sul adere ao Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Amarelo. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), ela tem o objetivo de reverter os altos índices de suicídio no Brasil. Em Rosário do Sul, uma caminhada na manhã do dia 1º deu início às atividades da campanha no município.

Segundo dados da organização mundial da Saúde, cerca de 3 mil pessoas cometem suicídio no mundo todos os dias, ou seja, a cada 30 segundos uma pessoa tira a própria vida. O recorde mundial de suicídios pertence à Guiana, com 44,2 mortes a cada 100 mil habitantes. O país com menor número de casos é a Arábia Saudita, com apenas 0,4 por 100 mil.

No Brasil, a média é de seis suicídios a cada 100 mil pessoas. Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, quem lidera os registros no país é o Rio Grande do Sul, com a marca de 10,4 casos a cada 100 mil habitantes.

Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Segundo a psicóloga Sandra Moreira, que é especialista em saúde mental coletiva, os motivos que levam alguém a cometer suicídio são geralmente a vontade de se livrar de uma situação de extrema aflição para a qual a pessoa pensa não haver uma solução.

Psicóloga Sandra Moreira, coordenador e usuários do CAPS com a prefeita Zilase Rossignollo. Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Ainda de acordo com a psicóloga, os indicadores de risco são: tentativa anterior ou fantasias de suicídio, ideias abertamente faladas, pessimismo e falta de esperança. “Quando identificados tais indicadores a pessoa deve ser encaminhada para avaliação psiquiátrica e psicológica, e todos ao seu redor devem oferecer suporte para que ela, apesar da vontade de se matar, possa comunicar isso e ser ajudado antes de cometer o ato”, observou Sandra.

Durante a caminhada em apoio ao Setembro Amarelo, diversas entidades da cidade estiveram presentes, dentre elas o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), instituição que presta todo o apoio em saúde mental.

Várias escolas da cidade também participaram do ato. A vice-diretora da Escola Agrícola de Rosário do Sul, Cláudia Silveira Fernandes, declarou que a escola aderiu à proposta em função da valorização da vida e de ensinar aos seus alunos a pensar no próximo. “A necessidade de amor e respeito é a necessidade de ser ouvido, é a necessidade de ficar em silêncio quando necessário. Então, este Setembro Amarelo vem de encontro aos princípios da nossa escola”, pontuou Cláudia.

Alunos da Escola Plácido de Castro opinaram sobre como ajudar alguém que demonstra ação suicida: “Para que haja a prevenção do suicídio é necessário que tenhamos mais empatia com os outros, saber ajudar e entender o lado da pessoa sem julgar”, disse Natália Bernardo, aluna do primeiro ano da escola.

Dia 10 de setembro foi preconizado pela ONU para a prevenção do suicídio, porém o CVV criou o Setembro Amarelo para que durante todo o mês ações sejam desenvolvidas no país para conscientizar as pessoas da importância do tema.

Reportagem e fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top