Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosário do Sul conquista pódios na final do 17º Circuito Verão SESC

Rosário do Sul conquista pódios na final do 17º Circuito Verão SESC

Rosário do Sul manteve sua tradição e conquistou pódios durante a final estadual do 17º Circuito Verão SESC de Esportes, promovido pelo Sistema Fecomércio RS/SESC e prefeitura de Torres. A competição ocorreu no município do litoral gaúcho, neste fim de semana, entre 3 e 4 de março, movimentando mais de 28 mil pessoas, com dois mil atletas representando quase 100 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O evento teve ainda show gratuito com Daniela Mercury na noite de sábado (3) para animar ainda mais a ocasião, já bastante empolgante com as disputas no basquete de areia, futebol de areia, handebol de areia, vôlei de duplas, futevôlei e câmbio de areia. Rosário teve representantes nas modalidades de futebol de areia, handebol de areia, futevôlei e de vôlei de duplas, conquistando dois terceiros lugares. Os times que subiram ao pódio foram o Riachuelo, no futebol de areia masculino, e a Associação Rosário de Esportes (ARE), no handebol de areia masculino.

Os times de handebol de areia de Rosário do Sul já haviam se destacado no recém-encerrado Estadual da modalidade, promovido pela Federação Gaúcha da modalidade. Foi a primeira participação da ARE no certame, que se sagrou vice-campeã estadual no feminino, mas não classificou com o time masculino para a final.

As equipes seguirem firmes nos treinos e na final estadual do Circuito Verão SESC, com muita superação, os dois naipes conquistaram boas colocações e um pódio. Porem, não foi fácil, como lembra o técnico dos times, professor Eviliano Madruga, já que o time masculino chegou a estar fora da modalidade e foi o único time que arcou com as despesas de transporte.

“Conquistamos o terceiro lugar depois de passar o verão nos preparando para isso. Participamos do campeonato gaúcho e não nos classificamos para as finais, mas foi fundamental para o resultado agora. Foi muita superação desses meninos, que chegaram a estar fora da competição porque, por contenção de despesa, o SESC retirou a modalidade da etapa regional”, conta ele. O professor explica que depois de muita insistência da própria equipe e da Secretaria Municipal de Desporto e Turismo (Sedetur), a vaga foi liberada, porém não houve auxílio para o transporte. “Fomos a única equipe que foi a Torres pagando o transporte. Essa colocação só veio premiar a dedicação desses rapazes”, assinalou Madruga, em entrevista à Gazeta.

O handebol masculino iniciou perdendo por 2 a 1 para a SACT, de Criciúma/SC, time que terminou em segundo lugar no final. Depois, a ARE perdeu para Pelotas por 2 a 1, e no último jogo da chave venceu o atual vice-campeão estadual, Ferro Duro, de Sapucaia do Sul, por 2 a 0. Nas quartas de finais, os rosarienses venceram o Repuxo, de Sapucaia, por 2 a 1, e na semifinal acabaram caindo para a ASH/Praxis, de Santa Maria, por 2 a 0. Na disputa do terceiro lugar, a ARE venceu a atual campeã estadual, que leva o nome do time rosariense emprestado, a ARE/Amigos de Porto Alegre, por 2 a 1.

Já o time feminino da ARE, vice-campeã estadual do Gauchão de Handbeach, chegou em quinto lugar na final do Circuito Verão SESC.  “As competições de handbeach são muito equilibradas, e as meninas acabaram sendo eliminadas pela Ulbra Canoas, campeã estadual 2017, nas quartas de final, por um gol em cada set”, relatou Eviliano.

Uma das atletas do time feminino da ARE, Kênia Moreno, ressaltou nas redes sociais que foi sua 15ª participação no evento. Ela destacou que a ARE vem numa crescente, e que o objetivo não foi alcançado diante de 12 equipes de alto nível, mas que a atuação foi uma demonstração de que as atletas de Rosário “podem bem mais”. Ela também agradeceu aos apoiadores, demais atletas e auxiliares.

Futebol de Areia

Tradicionalmente, o futebol de areia é uma modalidade em que Rosário do Sul sempre se destaca em meio aos diversos times que participam da final estadual do Circuito Verão SESC. A prova disso foi o terceiro lugar conquistado pelo time masculino do Riachuelo. A equipe rosariense só foi superada pelo Esporte Clube Santiago, de Itaara, e pelo ABAF/Gaz do Fred, de Restinga Seca, ambas da região central do Rio Grande do Sul. Tiago Maidana, do Riachuelo, comentou a respeito do resultado, agradecendo à Deus e à todos que auxiliaram para que o time representasse bem Rosário do Sul.

No feminino, a equipe do J.A. Esportes acabou ficando novamente com a quarta posição do certame, a exemplo do ano passado. O pódio ficou perto, e escapou nos pênaltis quando o time perdeu para o Fênix, de Cidreira. O título feminino ficou com o time Mais Tempero/Contag, de Rio Grande. Apesar de ficar sem pódio, o técnico Paulo César “Teda” Leal ressalta a manutenção da boa colocação do J.A., e também o fato da disputa ter ocorrido entre 37 equipes de alto nível.

DEMAIS MODALIDADES – Nas demais modalidades, Rosário não conseguiu classificação. No futevôlei, o município foi representado por duas duplas: Leonardo Santos e Mateus Maidana “Kiko”, e os primos Roger e Guilherme da Rosa. Já no vôlei de duplas, Letícia Madruga e Nilvane Greco, Suelen Irigaray e Adryelle Azevedo, e Pedriano Fernandes e Thalis Ávila levaram o nome do município.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Marcos Nagelstein / Divulgação / SESC / Arquivo Pessoal / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top