Ícone do site Gazeta de Rosário

Rosário do Sul já conta com registro de declaração de guarda de animais

Foi realizado no dia 17 de maio, no Registro de Títulos e Documentos de Rosário do Sul, a primeira certidão de registro de declaração de guarda de animais domésticos/silvestres em Registro de Títulos e Documentos. A iniciativa foi do empresário Arquimedes de Avila Aprato, que registrou sua cachorrinha “Maluquinha”, da raça York Shire. A documentação foi feita pelo oficial registrador Rogério Pereira Figueiredo e o oficial substituto Lucas de Prá Maicá.

“Com o documento de guarda, facilita-se a comprovação da identidade de seu animal e do guardião.  É como se cães e gatos e demais bichinhos tivessem sua existência comprovada e registrada, o que facilita muito em caso de perda e fuga”, destaca o Serviço Registral de Rosário do Sul. 

Na quarta, 15, Aprato esteve no Jornal Gazeta de Rosário e foi entrevistado pela TVG. Acompanhado da sua cadelinha, ele contou como teve a ideia de fazer o registro e que outras pessoas da comunidade já querem fazer o mesmo.  Ele ganhou ela de um grande amigo em 2016, Bandeira Brasil Brilhante Braga e contou como soube que poderia ter a certidão de registro da guarda documentada.

“Escuto todo sábado o Fala Brasil do SBT e em um quadro falava sobre legalização de animais domésticos onde foram apresentados vários tipos e suas certidões. Ai pensei, se é lei federal, porque não registrar”. Assim procurou o Serviço Registral local, na pessoa do Bel, Rogério Figueiredo – oficial- e Lucas de Prá Maicá que encaminharam a certidão. “É bem simples, se pede o CPF do proprietário, carteirinha de vacinação com os dados do animal. Fiquei entusiasmado. Gosto muito da Maluquinha que vive comigo já vai fazer sete anos”, contou Aprato. Agora o seu animal está registrado como “Maluquinha de Ávila Aprato”.

Ele destacou que este tipo de documentação vale para todo o tipo de animal que o dono tem como guarda, “pode ser até uma galinha, um cavalo, porco…e destacou os mais de 11 mil animais socorridos durante as enchentes no RS:

“Tenho chorado várias vezes porque só não chora quem não tem coração, nessa desgraça que se abateu no RS, de ver os donos procurar seus pet, e quando acham os animais vem chorando e lambendo os donos…” e finalizou: “Fico satisfeito. Alguém faz a ponta e a continuação de quem alguém iniciou. As pessoas tem que ter apreço pelos animais”. 

Empresário do ramo da metalurgia, Arquimedes também é preocupado com os animais de rua e já fez diversos bebedouros públicos para cães. “Só não fiz mais porque não tenho tempo”, e também já doou mais de 10 mil mudas de árvores nativas. Algumas mudas ele mesmo com a ajuda de amigos plantaram nas ruas da cidade, como é o caso de um ipê roxo que está localizado em frente ao Serviço Registral, na João Brasil. 

SAIBA MAIS

O Brasil é o quarto país com a maior população de pets do mundo. Neste cenário, a identificação dos animais de estimação se torna cada vez mais importante. O serviço do registro de pet é oferecido no Cartório de Registro de Títulos e Documentos junto ao Cartório de Registro Civil e pode auxiliar os donos neste desafio de mantê-los em segurança.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Como fazer?

  1. Procurar o Registro de Títulos e Documentos na rua João Brasil, nº 612.
  2. Comparecer ao Cartório com RG, CPF. Se o animal tiver certificado de pedigree, ou outro documento, como carteira de vacinação é importante levar.
  3. A certidão trará o nome e o sobrenome do animal escolhido pelo tutor. O procedimento fica pronto no mesmo dia.

(55) 9-9908-1422 (Whats) ou (55) 3231-1406.

O Serviço Registral de Rosário do Sul está localizado na rua João Brasil, 612, esquina com Amaro Souto, no antigo prédio da loja Arigony, centro da cidade.