Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul perde personalidades femininas

Rosário do Sul perde personalidades femininas

Em menos de um mês, Rosário do Sul perdeu três personalidades femininas que marcaram suas gerações.

Elas deixaram legados na cultura, educação, esporte e assistência social. Em 30 de agosto, faleceu Iolanda Jaines Mendonça; no dia 20 de setembro, o município se despediu da professora Irene Candido; e no dia 22 de setembro, faleceu Norma Fonseca.

Iolanda Jaines Mendonça

Foi uma das mais atuantes lideranças do movimento comunitário de Rosário do Sul e também teve destaque em outras áreas assistenciais. Membro atuante da sua Associação de Moradores do bairro Artidor Ortiz, foi presidente da União de Vilas e Bairros (UVB), entidade que existe até hoje, e organizou o concurso Garota Comunitária no município.

Atuava em causas sociais pelos menos favorecidos e foi dirigente esportiva do extinto clube “Cruzeirinho”, que disputou por muitos anos o Citadino de Futebol. Iolanda foi candidata à vereadora em 1996 pelo PDT, obtendo 434 votos e ficando como suplente. Em 2000, colocou seu nome à disposição, novamente pelo PDT, ficando outra vez na suplência. com 322 votos. 

Irene Terezinha da Rosa Candido

A educadora, carnavalesca e sindicalista faleceu vítima de câncer, aos 78 anos. Ela foi presidente da Escola de Samba Embaixadores do Ritmo. Também presidiu a Sociedade Recreativa e Beneficente União Rosariense por cerca de oito anos e ainda atuou como sindicalista no CPERS e ativista cultural. Para completar, foi uma das fundadoras da Associação dos Professores de Rosário do Sul (Aprosul).

Irene em sua juventude cursou o magistério, Pedagogia e Psicopedagogia. Entre outras disciplinas, lecionou principalmente ciências biológicas e sociologia. De ensino dinâmico, era elogiada por não deixar aluno sem explicação, reservando um tempo extra para solucionar as dúvidas de todos. 

De sorriso característico e personalidade vibrante, lutou a favor da educação, buscando melhorias para a classe profissional. Mesmo já com saúde frágil, em janeiro deu sua última entrevista à Gazeta, quando da carreata alusiva aos 59 anos da sua escola de samba – a mais antiga da cidade. 

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Norma Bacellar da Fonseca

Com sorriso marcante, faleceu em Caxias do Sul, aos 83 anos, onde residia com a filha e tratava-se de um AVC. Viúva, Norma era conhecida por ser comunicativa e elevar sempre seu time do coração, o Internacional. Ela fará falta nas tardes de domingo pelas ondas da Rádio Marajá AM, onde durante 20 anos participou com um quadro de poesias de sua autoria, que eram levadas ao ar pelo programa Querência, Céu e Campo, na apresentação de Nolberto Dorneles e Magrão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top