Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul registra a primeira vítima da Gripe A em 2017

Rosário do Sul registra a primeira vítima da Gripe A em 2017

Foi confirmada a primeira morte por H3N2 em Rosário do Sul. A vítima estava internada e faleceu na quarta-feira (07) no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher nunca teria se imunizado contra as gripes do tipo A.

A rosariense tinha 46 anos e foi diagnosticada com o vírus H3N2, subtipo da maioria das vítimas registradas neste ano. De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Valles, o quadro foi agravado pelo fato da paciente ser diabética e hipertensa. Ele ainda conta que a evolução do quadro se deu entre três e quatro dias até o óbito.

A coordenadora de Enfermagem do HCNSA, Angela Dalmolin, explica que outros casos de suspeita aconteceram nesse ano – todos com resultado negativo. “Quando os exames são coletados, já há a suspeita”, afirma.

Como procedimento de segurança, o HCNSA proibiu as visitas aos pacientes por tempo indeterminado. É permitida apenas a troca de acompanhantes.

Das 15 pessoas que morreram no Rio Grande do Sul, dez tinham gripe A H3N2, duas tinham gripe A sem subtipo especificado, duas foram disgnosticadas com Influenza B, e uma com coinfecção de Influenza A e B. Não há casos de gripe A H1N1 neste ano.

Campanha de vacinação está encerrada

A campanha de vacinação encerrou no dia 09 de junho. De acordo com a secretaria de Saúde, cerca de 88% do grupo de risco foi vacinado. Todas as 12.500 doses repassadas ao município foram aplicadas.

No ano passado, Rosário do Sul registrou pelo menos sete casos de Gripe A H1N1 e cerca de 20 suspeitas, sem nenhuma morte.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top