Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul registra mais três óbitos devido à Covid-19

Rosário do Sul registra mais três óbitos devido à Covid-19

Rosário do Sul perdeu mais três cidadãos para a pandemia do Covid-19. Os falecimentos ocorreram no domingo (28) e nesta terça-feira (30). Faleceram em decorrência do coronavírus o funcionário público municipal Luiz Fernando Nascimento, o tradicionalista Antônio Carlos de Barros e o jovem empresário Jean Carle Kinczel. As mortes comoveram familiares, amigos e comunidade local. Com as perdas, já são 68 vidas que foram levadas pela pandemia.

No mais recente boletim emitido pela Prefeitura Municipal de Rosário do Sul, na noite desta segunda-feira (29), os casos da pandemia felizmente haviam diminuído um pouco, estando com 126 casos ativos, sendo 102 em isolamento em domicílio, 22 hospitalizados no HCNSA, dois fora do município. Eram 2.725 confirmados e 2.533 recuperados. Havia, ainda, 85 casos em análise e 66 óbitos, não contando ainda os dois falecidos nesta terça-feira.

Luiz Fernando deixa um casal de filhos e familiares

Luiz Fernando Nascimento tinha 58 anos

Na noite de domingo (28), faleceu o funcionário público municipal Luiz Fernando Araújo do Nascimento, “Nando”, aos 58 anos, devido a complicações pós Covid 19. Ele estava enfermo desde o mês passado, quando sentiu os primeiros sintomas do coronavirus. Conforme um dos irmãos dele, Ponciano Nascimento, no dia 25 de fevereiro Luiz Fernando sentiu os primeiros sintomas e ficou dez dias em casa em isolamento. Ninguém da família se contaminou. “Ele sempre se cuidou, não conheço outra pessoa que se cuidava mais do que ele”, disse o irmão Ponciano. Depois baixou ao hospital no dia 8 de março tendo ficado nove dias em um quarto e depois outros 13 na UTI. O vírus atingiu os pulmões de forma forte, mas estava estável. Já sem o vírus, seguiu internado na UTI não Covid quando acabou tendo duas paradas cardíacas no domingo, falecendo na segunda-feira.

Nando como era conhecido, morou em Porto Alegre por muitos anos, trabalhando em multinacionais e por 10 anos no setor da saúde, atuou no setor de compras do Hospital de Pronto Socorro HPS de Porto Alegre. Depois virou comerciante na capital antes de retornar a sua terra natal. Em Rosário ele trabalhou com um dos irmãos, o Chico, na Spirt Sound, no bairro Primavera onde ambos moravam. Prestou concurso público e foi aprovado. Exercia suas funções junto a Secretaria Municipal de Obras, onde foi citado por colegas em redes sociais como um excelente funcionário e colega, sempre prestativo e atuante. Era separado há mais de 10 anos e deixa a mãe de 87 anos, um filho de 19 e uma filha de 15 anos, irmãos e demais familiares. O sepultamento ficou a cargo da Funerária Santa Clara e ocorreu no Cemitério São Sebastião, às 9h da manhã de segunda-feira (29).

Um sorocabano que adotou Rosário como sua terra

Tradicionalista Antonio Carlos Barros era natural de Sorocaba e cultuava a tradição gaúcha

Faleceu na madrugada desta terça-feira (30), no hospital, o tradicionalista, pesquisador e poeta  Antonio Carlos de Barros, aos 69 anos vítima de Covid-19. Ele era paulistano, apaixonado pela  cultura gaúcha, adotando Rosário do Sul como sua terra, onde também foi líder da Maçonaria e atuante em projetos sociais como o da Equoterapia.

Natural de Sorocaba, interior paulista, Barros era formado em administração de empresas e estudioso da história do Tropeirismo, da tradição gaúcha, da história de Sorocaba, Rosário do Sul e do RS, sendo inclusive sócio fundador do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Aberta em meados da década de 90 em Sorocaba. Foi membro da Academia Sorocabana de Letras e incentivador do tradicionalismo por onde passou. Foi idealizador do encontro de gaúchos e paulistas no início dos anos 2000, fazendo um grande intercâmbio cultural.

Além de frequentar os CTGs e PTGs de Rosário do Sul, dentre eles o PTG Parceria, ele também atuou como assessor parlamentar do vereador Éverton Leal no período de 2008 a 2012, onde foi chefe de gabinete. Os dois realizaram naquele período, com o apoio das lojas maçônicas do município um trabalho de várias reuniões com o Coronel Aloisio Lamim, então comandante do 4º RCC para a implantação do projeto de Equoterapia, no Centro Hípico do Regimento Passo do Rosário, o qual auxiliou e beneficiou várias crianças com necessidades especiais, entre elas as que estudam na APAE. Ainda na rede filantrópica, era membro do Rotary Club Rosário do Sul Centro, sempre preocupado com as causas sociais e da comunidade.

Na Maçonaria, era membro da Loja Franklin Roosevelt Nº 40, onde ocupou inclusive o cargo de Venerável Mestre, posto mais alto na hierarquia maçônica. Deixa viúva e filhos.  Por meio de redes sociais familiares e amigos de Rosário do Sul e de São Paulo lamentaram o seu falecimento.Os serviços fúnebres foram realizados pela Funerária Angelus, com sepultamento às 9h da manhã desta terça-feira (30), no Cemitério Municipal São Sebastião em Rosário do Sul.

Jovem empreendedor Jean Kinczel morre aos 42 anos

Empresário Jean Kinczel tinha apenas 42 anos e faleceu na manhã desta terça

O falecimento mais recente referente ao Covid 19 é do empreendedor e empresário do ramo de marcenaria e móveis planejados, Jean Carlê Kinczel, aos 42 anos. Ele faleceu vítima da pandemia também no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora na manhã desta terça-feira. De forma prematura foi retirado de sua família, colegas de trabalho e da comunidade pelo Covid 19, que tratava havia várias semanas. Estava na UTI do HCNSA e não resistiu.
Rosariense, ele atuou primeiramente como aluno e depois como professor coordenador do Curso de marcenaria no SENAI, em sua unidade de Rosário do Sul, que funcionou no antigo CIEE onde hoje funciona a Secretaria de Obras, na avenida Rafael Gonçalves, por vários anos até o fechamento da mesma. Formou grande número de profissionais que atuam na cidade no seguimento de móveis planejados e ao fim do vínculo, de forma empreendedora foi sócio fundador da Rosul Móveis que tem sua sede no bairro Monte. Com aprimoramentos e novos cursos trouxe inovação e adquiriu uma credibilidade no município tendo desenvolvido diversos projetos. Era formado em Administração. Ele também era membro da Loja Franklin Roosevelt  Nº 40 e também era membro do Rotary Club Rosário do Sul Centro. Como ocorreu nas outras perdas, inclusive precoces pelo Covid 19, familiares, ex-colegas, ex-alunos, funcionários, amigos e membros da Maçonaria e Rotary, dos quais participava, lamentaram a grande perda. Jean deixa esposa e um filho, demais familiares. O sepultamento foi realizado pela Funerária Ângelus, e estava previsto para ocorrer às 15h30 desta terça no Cemitério Municipal São Sebastião.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top