Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul registrou expressivo volume de chuva no final de semana

Rosário do Sul registrou expressivo volume de chuva no final de semana

O último final de semana foi positivo para as culturas de verão, como soja e arroz, em função do expressivo volume de chuva registrado em Rosário do Sul e região, bem como nas nascentes dos rios Ibicuí da Armada e Santa Maria. Em alguns pontos do interior, a chuva chegou a ultrapassar os 100 milímetros.

Conforme a estação hidrológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado na ponte do Rio Ibicuí da Armada, entre os dias 27 e 28 de janeiro, choveu 51,4 mm, sendo a maioria no sábado (27).

Leitores da Gazeta que residem na zona urbana informaram que a precipitação ficou entre 75 e 80 milímetros. No interior do município, este índice variou. No Guará, região da BR 158, primeiro distrito, na divisa com Santana do Livramento, foram 40 milímetros de chuva e o acumulado do mês de janeiro ficou em 98 milímetros. Já em uma propriedade localizada no Campo Seco, somente no sábado, foram marcados 110 milímetros.

No bairro Primavera choveu entre 75 e 80 milímetros

Os níveis dos rios também aumentaram após um período que vinha registrando baixo volume de água. Conforme o Cemaden, na segunda-feira (29) o nível do rio Ibicuí da Armada chegou a ficar com 2 metros e 30 centímetros, o que significa que estava 1 metro e 10 centímetros acima do nível normal. Já nesta quarta-feira (31), o volume baixou, chegando a com 1 metro e 91 centímetros – 0,71cm acima do nível.

Já o rio Santa Maria teve um aumento, mas estabilizou e começou a baixar, ficando nesta quarta-feira (31), em 1 metro e 85 centímetros, 65 cm acima do nível normal que é de 1 metro e 20 centímetros.

A previsão até o final de semana é de tempo firme e sem chuvas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), não existia previsão de chuva para os próximos dias, incluindo no domingo, quando ocorrerá o concurso Rainha da Praia das Areias Brancas. Nessa quinta-feira (1°), a temperatura deve variar de 21°C a 33°C, com tempo encoberto e com muitas nuvens. Na sexta-feira (2), a máxima deve ser de 35°C com sol que permanece até o domingo (4), quando a máxima pode beirar os 33°C.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: 
Renato Moraes / Gazeta de Rosário e Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top