Você Está
Início > Notícias > Rosário do Sul sedia reunião da União dos Legislativos

Rosário do Sul sedia reunião da União dos Legislativos

Uma década depois, Rosário do Sul volta a ser sede de uma reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro).

O encontro ocorreu na semana passada, dias 25 e 26 de novembro, no plenário Amaro Gomes Souto da Câmara de Vereadores. Na ocasião, foram debatidos desafios dos municípios da região, como saúde, repasses do governo e cultura.

A 188ª reunião teve à frente o presidente da Ulfro, vereador Mário Augusto Teixeira de Souza (PP), de Quaraí, e contou com a participação do parlamentar de Rosário do Sul, Rogério Ustra (MDB), que é 2º Secretário da entidade. Um dos assuntos tratados por ele com relação à Rosário do Sul foi a oferta de hemodiálise no município. O serviço deve receber cerca de oito novas máquinas para o procedimento de saúde, que já teriam sido pedidas ao Estado pela Ulfro. “São avanços com os quais a Ulfro pode contribuir”, explicou Ustra.

Além disso, foram debatidos os repasses do governo do Estado para a UTI do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), que teriam diminuído R$ 17 mil mensais. Conforme Ustra, o problema recai sobre o Programa Assistir, implantado esse ano na Secretaria Estadual da Saúde (SES), que distribui recursos públicos do Tesouro do RS. O programa altera alguns critérios de rateio dos valores destinados a serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares.

Leia mais notícias da editoria de Política

Também esteve presente o rosariense Marcos Paulo Silva, diretor administrativo da Secretaria do Estado da Cultura (SEDAC), que apresentou recursos e projetos disponíveis nessa área. Ele observou que a pasta ainda recebe poucos projetos da Fronteira Oeste, que possui potencial, e se colocou à disposição dos municípios da região e das pessoas interessadas em conquistar essas verbas.

O encontro ainda teve a presença do prefeito rosariense Vilmar Oliveira (PDT), que já atuou como vereador e integrou a entidade em anos anteriores, bem como da coordenadora regional de Saúde, a também rosariense Reyle Temp.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top