Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário em Cena conquista verba no FAC do Governo do Estado

Rosário em Cena conquista verba no FAC do Governo do Estado

O Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, que está previsto para acontecer no final de outubro deste ano, foi contemplado pelo Fundo de Amparo a cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com o valor de R$ 100 mil. Conforme o presidente do Rosário em Cena, Paulo Evandro Costa, este é, até o momento, o único festival de teatro do RS contemplado no edital do FAC/RS. A notícia da aprovação foi feita via Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18).

Segundo Costa, a adição e consequente aprovação do Festival na FAC iniciou com o projeto feito por ele em dois meses no ano passado. Ele explica que parcerias foram feitas para que o projeto fosse incluso e o recurso ficasse à disposição do festival. “A Associação Cultural Rosário em Cena procurou o produtor Mathias Costa, que produz o Natal Luz de Gramado. Procuramos o Fábio Cunha, do Satélite RS, jurado do Rosário em Cena e nós três unimos forças e montamos o grande projeto comemorativo dos 20 anos do Rosário em Cena”, explica.

O festival está com data provisória para a última semana do mês de outubro e deve trazer novidades. “Queremos fazer um festival onde a ideia é fazer uma Vila Teatro desde a esquina da rua Voluntários da Pátria até quase em frente à Prefeitura, com palco direcionado, luzes especiais, múltiplas cadeiras, sonorização. Apresentarmos espetáculos numa vila de teatro na frente do teatro João Pessoa, facilitando melhor acesso e popularização do festival, ainda mais que vamos completar 20 anos de luta pelo teatro”, detalhou.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Paulo Evandro destaca que devido a pouca realização de eventos devido à pandemia, provavelmente o Rosário em Cena marque o ano de 2020 em Rosário do Sul. “A data é extraoficial, pois temos que obedecer aos protocolos de saúde do RS de prevenção ao Covid-19. Podemos fazer o festival este ano ou então guardar o recurso e aplicar em 2021”, pontuou.

O artista ainda destaca outros benefícios que esse recurso proporciona à comunidade, além da cultura. “Vamos gastar com infraestrutura na cidade, ajudando a circular mais recurso financeiro em Rosário. É a cultura fazendo o movimento. Queremos essas indústrias de fomento cultural desenvolvendo a economia nas suas cidades”, disse. Paulo também salienta que mesmo com o recurso, ainda se faz necessário o investimento do comércio local. “Aos empresários que estavam nos apoiando, nós ainda vamos manter esses apoios e outros que queiram nos apoiar, o importante é fazer a propaganda e de fomento da questão econômica, tudo passando pelos protocolos de saúde e o Rosário em Cena está fazendo isso”, concluiu.

SAIBA MAIS

O Festival Internacional Rosário em Cena chega a sua 20ª edição este ano. Ele nasceu através do Grupo Art’ & Vida que completou 23 anos em maio deste ano. Em 1999, o grupo criou o Festival Rosário em Cena, e após a metade dos anos 2000, foi criada a Associação Cultural Rosário em Cena, que passou a ser mantenedora do Festival Internacional. Já o Art’ & Vida ficou apenas como entidade mãe e apoiadora do festival.

Foto: Renato Moraes / Arquivo / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top