Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário enfrentará cidade da Guatemala no Dia do Desafio

Rosário enfrentará cidade da Guatemala no Dia do Desafio

Malacatancito, cidade da Guatemala do departamento de Huehuetenango, irá enfrentar Rosário do Sul na próxima semana, dia 25 de maio, durante o Dia do Desafio (DDD) 2016. O lançamento do evento no Rio Grande do Sul foi realizado em Porto Alegre, na última quinta-feira (12), na sede do Seviço Social do Comércio (SESC) e reuniu mais de 500 representantes das cidades gaúchas inscritas. Rosário esteve presente através dos assessores Márcio Rodrigues e Paulo Cesar Teda, da Secretaria Municipal de Desporto e Turismo (Sedetur).

O evento contou com a presença do bicampeão olímpico de vôlei Maurício Camargo Lima. O atleta, integrante do projeto Embaixadores do Esporte do Banco do Brasil, falou aos convidados sobre a importância da atividade física na vida das pessoas. “Tudo o que eu conquistei na vida eu devo ao esporte. Vestir a camisa do Brasil sempre foi um grande orgulho pra mim, mas isso não é o mais importante, pois poucas pessoas conseguem chegar até onde eu cheguei. O esporte me proporcionou coisas muito maiores do que isso. Por meio dele, é possível transformar vidas. O esporte ajuda na formação do caráter de um ser humano”, enfatizou ele, que é considerado um dos melhores levantadores da história mundial do vôlei.

Paulo César Teda e Márcio Rodrigues com o bicampeão olímpico de vôlei Maurício Camargo Lima. Foto: Divulgação
Paulo César Teda e Márcio Rodrigues com o bicampeão olímpico de vôlei Maurício Camargo Lima. Foto: Divulgação

Para o gerente de Esporte e Lazer do Sesc/RS, Marcelo de Campos Afonso, este ano a expectativa de adesão da população no Dia do Desafio é ainda maior que nos anos anteriores. “Nosso objetivo é mostrar o papel que esses líderes municipais têm enquanto motivadores da prática esportiva”, ressaltou.

O evento de lançamento contou, ainda, com atrações como a pista de velocidade, com o também atleta olímpico Fabiano Peçanha e parede de escalada tripla para os convidados se exercitarem. Este ano, 492 cidades do RS aderiram ao DDD 2016. Em 2015, 15.807 rosarienses participaram da atividade, quando o município competiu com a cidade de Sagua de Tanamo, Cuba.

Os dirigentes da Sedetur com a jornalista esportiva Alice Bastos Neves. Foto: Divulgação
Os dirigentes da Sedetur com a jornalista esportiva Alice Bastos Neves. Foto: Divulgação

Saiba mais

Promovido no Estado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc desde 1997, o Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira de maio e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico. Os municípios devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 25 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

Ao total, 19 países participam do Dia do Desafio 2016, com 3.444 cidades inscritas. No Brasil são 1.323 municípios, com adesão de 20 Estados. O sorteio foi realizado de acordo com a categoria da cidade inscrita, considerando o seu número de habitantes. Porto Alegre competirá com Curitiba, no Paraná.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 1980, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. A iniciativa é da World Challenge Day, com o apoio da International Sport and Culture Association e da Organização das Nações Unidas (Unesco).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top