Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosário do Sul perde o médico Luiz Amarílio da Rosa

Rosário do Sul perde o médico Luiz Amarílio da Rosa

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (19), o médico Luiz Amarílio da Rosa, aos 80 anos. Ele tratava-se de um câncer e estava internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). A morte do homem que foi vereador e vice-prefeito de Rosário do Sul entristeceu a comunidade local.

Nascido em 24 de dezembro de 1938, na cidade de São Vicente do Sul, Luiz Amarílio formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1964. Como clínico geral especializado em ginecologia e cirurgia geral, aportou em Rosário do Sul no ano seguinte. Ele prestou atendimento no consultório do Dr. Armando Mattos, durante seu período de férias, dando assim seus primeiros passos como médico. No mesmo ano, em de março de 1965, abriu seu próprio consultório na rua João Brasil, junto à residência de Antônio Severo.

Na mesma época, ingressou no corpo clínico do HCNSA, do qual pertenceu até seus últimos dias. Participou diretamente do projeto de ampliação da casa hospitalar, com campanhas de arrecadações e doações, para que o novo edifício fosse construído já de frente para a Rua Voluntários da Pátria.

Luiz Amarílio da Rosa exerceu a medicina durante 54 anos dos seus 80 anos de vida em Rosário do Sul

Exerceu vários cargos dentro da direção do hospital, dentre eles de Diretor Clínico, durante a gestão do provedor Aridicildes Araújo (1969-1971). Antes, foi procurador junto à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, onde através de convênios encaminhou o registro da farmácia do HCNSA e a aquisição de um aparelho de anestesia e aspirador de secreções. Em 1969, no mesmo cargo, ele conseguiu verba para compra de aparelhos de Raio- X, anestesia e outros.

Em 1972, em razão da completa reforma dos estatutos e das obras do hospital estarem em andamento, foi criada, em assembleia, uma comissão de reestruturação da qual foi presidente, entre 1972 e 1973. Atuou como o 22º provedor do HCNSA.

Além de suas funções como médico, Amarílio foi sócio-fundador da Sociedade de Medicina de Rosário do Sul, da qual também foi presidente.

Luiz Amarílio ainda se destacou na vida política. Em 1988 foi eleito como vereador mais votado nas eleições municipais, pelo então PMDB, com o total de 711 votos. Exerceu o cargo de vereador durante os anos de 1989 a 1992, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Alsom Pereira da Silva, sendo eleitos com o total de 12.220 votos.

Em 1996, foi lançado pelo PMDB junto com o então PPB (hoje PP) ao cargo de candidato a prefeito tendo como vice Claidi Amaral. A chapa ficou em terceiro lugar com 4.103 votos. Amarílio também foi secretário de saúde.

Nos últimos anos, realizou o programa “Medicina em Foco”, que ia ao ar todas as manhãs de sábado na Rádio Marajá AM, informativo que era mantido pela Sociedade de Medicina.

O médico Luiz Amarílio exerceu por mais de 50 anos atividades na medicina em Rosário do Sul, e mesmo já enfermo, seguiu suas atividades até o final do mês de maio deste ano. A prefeita Zilase Rossignollo (PTB) decretou Luto Oficial por três dias.

O falecimento do médico também foi bastante lamentado entre os rosarienses, pois Amarílio fez amigos por onde passou e deixa o legado de grande exemplo de médico humanitário.

Luiz Amarílio da Rosa deixa viúva sua companheira de toda a vida, Marta Maria, os filhos Cirano e Roxana, além de netos e demais familiares.

O velório ocorre desde a madrugada desta quarta-feira na Sala A da Funerária Angelus, na Rua Voluntários da Pátria, onde ocorrem as últimas despedidas. O funeral estava previsto para sair às 17h e o sepultamento ocorreria no Cemitério Municipal São Sebastião em Rosário do Sul.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top