Você Está
Início > Notícias > Rua no bairro Vila Swift pode se chamar Alcides Millord Covaleski

Rua no bairro Vila Swift pode se chamar Alcides Millord Covaleski

Uma rua no bairro Vila Swift pode passar a ser denominada “Alcides Millord Covaleski”. O Projeto de Lei Legislativo nº 7/2019, que dá nome à rua, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes durante a sessão legislativa da última segunda-feira (29).O proponente do projeto foi o presidente do Legislativo, Elisandro Paz (PP).

A rua que pode passar a receber o nome de Covaleski tem início na quadra B na via paralela com a Rua João Fernando de Lima e Silva. Segundo a justificativa do Projeto, Paz afirma ter sido procurado por empresas que gostariam de investir em áreas do Polo Industrial, localizado no bairro Vila Swift. Devido à falta de serviços básicos como rede elétrica, rede de abastecimento de água e serviços de correios, empresas não podem fazer sua instalação no referido local. “Entendi a necessidade de denominar a referida estrada em Rua Alcides Millord Covaleski, homenageando um grande empresário que ali investiu, gerando renda e emprego em décadas passadas. E proporcionar às empresas ali instaladas, o recebimento de serviços que hoje os mesmos não possuem”, diz o documento assinado pelo presidente.

Covaleski foi um conhecido empresário rosariense

Alcides Millord Covaleski foi um conhecido empresário rosariense. Empreendeu no ramo de imóveis e eletrodomésticos, além de ter sido proprietário da extinta Mecânica Auto Agrícola e Industrial, situados nas ruas Barão do Rio Branco e Padre Ângelo Bartelle. Foi marceneiro, carpinteiro e mecânico especialista formado em curso nas instalações da Ford Motors do Brasil.

De acordo com a breve biografia apresentada no projeto, Covaleski trabalhou com empreiteiro da construção civil nas casas do bairro Centenário, durante os anos de 1963 e 1964. Para a Companhia Swift do Brasil, sua colaboração se estendeu até a extinção do frigorífico da cidade, que chegou a empregar cerca de 150 pessoas. O texto destaca que muitos desses funcionários, quando dispensados durante o período de entressafra, eram empregados por Covaleski, o que os impedia de procurar emprego em outros municípios.

Covaleski nasceu dia 12 de junho de 1918 e faleceu de causas naturais dia 8 de junho de 2004. Foi casado com Eva de Souza Covaleski com quem teve oito filhos, Maria Izabel, Lucia Maria, José, Jorge, Iara, Vera Rosane, José Giovani, Luis Alcidis (falecido).

Leia mais notícias da editoria Política

Durante a sessão legislativa, os vereadores se manifestaram demonstrando admiração ao homenageado. O vereador Rogério Azevedo (PTB) contou sobre a relação que teve com Covaleski, o qual o proporcionou seu primeiro emprego aos 13 anos de idade. “Seu Millord é uma dessas pessoas que não devia ter morrido porque tinha muito para ensinar às novas gerações. Uma das grandes características é que ele tinha adoração pelos funcionários dele, me lembro disso (…). Ele era um sujeito sensacional, cozinheiro de mão cheia, gostava de contar piada, ele era diferente. A população de Rosário gostava muito dele, tanto é que ele era um comerciante de sucesso em tudo que fazia”, comentou Azevedo.

O proponente do projeto também se manifestou durante a discussão do projeto. “Ficamos felizes em discutir um projeto que tem uma essência muito grande, sem falar da história do seu Alcidis, como empreendedor, como trabalhador, como uma pessoa que desenvolveu nosso município no período em que existia a Swift Armour”, disse Paz.

Um dos filhos de Covaleski, José, esteve presente e se emocionou com as palavras dos edis. “É interessante porque ele praticamente viveu para sua firma e para a Cia. Swift Brasil. Ele, como ninguém, deu uma importância fora do comum, sabendo o que hoje todo o rosariense sabe, que a ausência daquela grande empresa traria conseqüências, até certo ponto, nefastas em termos sociais e econômicos”, disse o filho, em entrevista à Gazeta.

José também comentou sobre a denominação da rua. “Coincidentemente esta rua é uma área em que ele transitou e se dedicou por mais da metade da própria vida. Então em nome dos filhos e da família, nos sentimos muito gratificados porque não vai ficar “in albis” [em branco] a história desta pessoa”, falou.

Assista na íntegra à Sessão Legislativa de 29 de abril

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top