Você Está
Início > Notícias > Cidade > Instituto de Educação Ruy Ramos ganhará Centro Nacional de Mídias

Instituto de Educação Ruy Ramos ganhará Centro Nacional de Mídias

O mês de julho chegou com uma ótima notícia para a área de educação em Rosário do Sul. O Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos foi escolhido como um dos seis pontos estratégicos no Rio Grande do Sul para receber o Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), em um projeto do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O educandário se transformará em escola modelo e referência para todo o estado.

A iniciativa irá oferecer uma capacitação de dez dias, em Manaus, na Amazônia, para um professor da instituição. O educandário ainda receberá equipamentos com recursos oriundos do MEC, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e TV Escola. Dessa forma, o instituto contará com um laboratório e um estúdio de TV.

Os conteúdos produzidos pelo Ruy Ramos serão de utilidade para toda a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e poderão ser reproduzidos na TV Escola, com notícias sobre educação. Além disso, as 57 escolas que fazem parte da 19ª CRE também serão beneficiadas e terão acesso ao laboratório e estúdio que serão montados no educandário.

Escola em Rosário do Sul já trabalha buscando novas tecnologias

O CNME proporcionará interatividade por meio de educação presencial, mediada por tecnologia. O objetivo é oferecer suporte à prática docente, utilizando-se de recursos tecnológicos para que professores apoiem de forma on-line, os professores que estarão em sala de aula atuando como mediadores entre o conhecimento, as tecnologias e seus alunos.

A coordenadora regional de Educação, Gislaine Gisler Grecellé, disse estar radiante com a notícia. “A 19ª CRE comemora juntamente com a escola Ruy Ramos esta conquista tão significativa para nossa região”, declarou.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia na Educação (NTE) da 19ª CRE, professora Evanir Trindade, também destacou a escolha da escola rosariense. “Foi uma alegria muito grande. O Ruy Ramos é uma escola que trabalha muito cursos tecnológicos para auxiliar os professores, descobrir novas ferramentas para incrementar as aulas, deixá-las mais atrativas”, assinalou.

O diretor do IEE Ruy Ramos, Fernando Eli Pereira, falou sobre a escolha da escola como referência na área. “É gratificante porque nos diz que estamos no caminho certo, com auxílio em novas tecnologias para melhorar a aprendizagem dos alunos. A escola ser escolhida como Centro de Referência de Mídias na Educação para nós é uma honra”, afirmou.

Diretor Fernando Eli e o professor Pedro Rangel, que receberá capacitação do CNME em Manau

Primeira etapa do CNME deve ser realizada na segunda quinzena de julho

As ações de implementação do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME) estão previstas para ocorrerem em três etapas, de 2018 a 2021. Nos seus objetivos gerais, o CNME irá apoiar o trabalho docente na inserção dos currículos estaduais e municipais, bem como de projetos pedagógicos das escolas. Serão desenvolvidos, produzidos e transmitidos um menu de conteúdos que possa ser acessado conforme a demanda e necessidades dos professores e Secretarias de Educação.

A primeira etapa está prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho, quando o professor Pedro Alberto Rangel irá até Manaus para realizar a formação. “A partir daí vamos ter maiores detalhes a respeito de como vai funcionar na prática o programa”, pontuou o diretor da instituição, Fernando Eli.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Para o professor Rangel, a notícia foi uma boa surpresa. “Eu sempre gostei de trabalhar com tecnologia, questões digitais voltadas para a educação. (…) É uma responsabilidade muito grande. Ao mesmo tempo, tem muita coisa para estudar, muita coisa para descobrir ainda, mas estou muito feliz em poder participar”, assinalou.

O professor ainda destacou a busca por conhecimento na área pelo educandário. “Como a escola tem mostrado muito interesse nos últimos tempos em estudar esta questão, então nós fomos escolhidos e ficamos muito felizes”, concluiu Rangel.

O lançamento do CNME e início das aulas estão previstos para o dia 6 de agosto deste ano.

SAIBA MAIS – O Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos atende hoje 780 alunos, desde o Ensino Infantil, Ensino Médio e Ensino Pós Médio. A escola conta com 56 professores e 14 funcionários, e está localizada na Avenida Prefeito Rafael Gonçalves, bairro Lagoa, zona oeste de Rosário do Sul.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top