Você Está
Início > Notícias > Cidade > Sábado foi o dia mais quente do ano em Rosário do Sul

Sábado foi o dia mais quente do ano em Rosário do Sul

Rosário do Sul e o Rio Grande do Sul viveram no último sábado (16) vivenciaram altas temperaturas a cerca de uma semana para a entrada oficial do verão. A situação climática acarretou ainda em um temporal no domingo (17), que não provocou danos de grande monta no município. A temperatura chegou a ter queda de 23°C em menos de 48 horas.

O dia 16 de dezembro superou o 15 de novembro e tornou-se o dia mais quente de 2017 para os rosarienses. Conforme dados da estação climática Clima Rosul, o pico do calor em Rosário do Sul aconteceu na parte da tarde, quando os termômetros localizados na zona sul do município marcaram 37,1°C, com a sensação térmica chegando a escaldantes 42°C.

Em 15 de novembro, a mesma estação havia registrado 35°C, até então a temperatura mais alta do ano. No Rio Grande do Sul, o 16 de dezembro também foi de recorde, com a temperatura de 40,1°C em Santa Cruz do Sul, a maior marca de 2017.

Já na manhã de domingo, às 9h10, um temporal de baixa intensidade passou por Rosário do Sul e região. Dados do Clima Rosul apontaram ventos de 70 km/h, bem mais fracos do que em Uruguaiana, por exemplo, que registrou rajadas de 102 km/h, as mais fortes do estado na oportunidade.

Não houve danos em Rosário, mas o vendaval causou uma morte no Estadio, onde acontecia o festival de música eletrônica, no Parque de Exposições Assis Brasil. O vendaval causou o desabamento de estruturas de metal, deixando algumas pessoas feridas e matando o DJ Kaleb Freitas, que se apresentava no local. Dom Pedrito, Alegrete, São Borja, Ijuí e Soledade também foram municípios atingidos.

O temporal foi provocado pela frente fria que agia na Argentina e no Uruguai, países que também foram atingidos por temporais e ventos de 130 km/h. O fenômeno climático causou chuvas e queda de granizo em locais pontuais em um curto período de tempo.

Em Rosário do Sul também foi observado a drástica queda na temperatura, apontada pelo Clima Rosul. Da tarde de sábado para a manhã desta segunda-feira (18) os termômetros baixaram 23°C, chegando à mínima de 14°C. Conforme o Inmet, as temperaturas seguirão variando durante esta semana em Rosário. Nesta terça, a mínima deve ser de 11°C e a máxima de 30°C. Entre quarta e quinta-feira, os termômetros devem ficar na faixa de 26°C a 29°C, e na sexta a previsão é de chuva, com máxima de 35°C.

Reportagem e foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top