Você Está
Início > Notícias > Cidade > Prefeita sanciona lei sobre circulação e concentração de cavalarianos

Prefeita sanciona lei sobre circulação e concentração de cavalarianos

Foi sancionada nesta quinta-feira (13), a Lei n°. 3.801, que institui a área de circulação, passeio e concentração de cavalarianos durante os festejos da Semana Farroupilha em Rosário do Sul. A lei proíbe o trânsito e permanência dos cavalarianos na área central da cidade de 1º a 20 de setembro, com exceção ao espaço já delimitado. Dessa forma, de 13 a 20 de setembro, os cavalarianos podem se deslocar e permanecer na rua Voluntários da Pátria, em frente a Praça Borges de Medeiros, bem como na rua Amaro Souto entre a rua General Osório e João Brasil.

Com a sanção da lei, fica também vedado o acesso à área delimitada através da rua Voluntários da Pátria com a Marechal Floriano Peixoto. Além disso, ficou determinado o horário de permanência nessa área. No sábado (15) e domingo (16), o espaço fica disponível das 12h às 21h. Na quinta-feira, feriado do dia 20 de setembro, o horário será das 8h às 14h e nos demais dias, das 16h às 21h.

Os proprietários devem portar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e os exames negativados exigidos pela Inspetoria Veterinária de Anemia Infeciosa Equina, Mormo e atestado ou vacina contra a Influenza Equina. Os animais também não podem ser mantidos em calçadas ou canteiros.

A lei, que entrou em vigor já na quinta-feira (13), permite o uso de armas brancas (facas) somente durante o desfile do dia 20 de setembro. Em qualquer outra situação, será considerado porte ilegal de arma.

Audiência Pública debateu situação dos cavalarianos

Em maio deste ano, uma audiência pública foi realizada no Legislativo rosariense com o objetivo de discutir formas de evitar incidentes com cavalarianos no centro da cidade. Na ocasião, foram discutidos os tópicos sobre o trânsito e permanência na área central.

Participaram do encontro, representantes das entidades tradicionalistas do município, Brigada Militar, vereadores e comunidade.

A circulação de cavalarianos do centro de Rosário do Sul passou a ser debatida após o incidente ocorrido durante a Semana Farroupilha de 2017, quando uma confusão entre cavalarianos e Brigada Militar resultou em prisões por desacato e uma pessoa ferida por tiro de bala de borracha.

Os cavalarianos teriam entrado em confronto com a Brigada Militar após solicitação para retirarem seus cavalos que estavam parados em via pública, ao lado de estabelecimento comercial. Em função disso, a Prefeitura decretou a proibição da circulação de cavalos na área central. O fatos geraram polêmica e motivaram a mobilização neste ano, para a realização da Semana Farroupilha sem transtornos.

Foto: Julio Lemos / Arquivo / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top