Ícone do site Gazeta de Rosário

Santa Maria é campeã da Copa Rosário do Sul de Judô

O frio e o tempo fechado não foram obstáculos para o sucesso que foi a Copa Rosário do Sul de Judô, válida pela 6ª etapa do Sul-Brasileiro da modalidade, organizado pela Liga Riograndense de Judô (LRGJ). A competição envolveu 350 judocas em 320 categorias. A equipe campeã foi a Santa Maria Judô (SMJ). Duas equipes rosarienses foram destaques: a Judô Progresso foi vice-campeã e a Brasa Sul ficou com o terceiro lugar no evento.

Lutas iniciaram com o chamado festival, envolvendo crianças

Desde as primeiras horas da manhã, 18 equipes de todo o Rio Grande do Sul chegaram para as inscrições e pesagem dos atletas. Um tatame gigante foi montado no Ginásio Ervilhão, com quatro áreas de lutas, tudo monitorado com cronometragem e TVs, que apresentavam os tempos das lutas que envolveram de crianças a lutadores veteranos.

A Santa Maria Judô conquistou mais um título ao somar 1.042 pontos e segue na liderança do ranking Sul-Brasileiro 2017/2018. A equipe tem 39 ouros, 22 pratas e sete bronzes conquistados. A Judô Progresso ficou com o segundo lugar na competição, com 536 pontos, 16 ouros, 15 pratas e onze bronzes. Em terceiro lugar, ficou a Equipe Brasa Sul (EBS) com 318 pontos, sete ouros, 16 pratas e três bronzes.

Outras duas equipes rosarienses participaram da competição. A André da Costa ficou em 8º lugar, com 146 pontos, cinco ouros, quatro pratas e um bronze. Já a GarēJi Dojô conquistou 80 pontos, com dois ouros e quatro pratas, finalizando em 10º lugar.

Leia mais notícias da editoria Esporte

A reportagem da Gazeta falou com o novo presidente da LRGJ, sensei Cassiano Aguiar Azeredo, responsável pelo projeto “Judocas do Futuro”, de Cachoeirinha. Ele destacou a importância do evento. “Estamos em torno de 350 atletas vindos de Porto Alegre, Osório, Caxias, Garibaldi, prestigiando o campeonato. Estamos fortalecendo a Liga Riograndense de Judô (…). É um esporte que te trás novos amigos”, assinalou o presidente da Liga.

Competição feminina durante a 6ª etapa do Sul-Brasileiro de Judô

Também organizadora da Copa Rosário do Sul de Judô, a sensei Valquiria Ribeiro, da Judô Progresso, falou a respeito do sucesso da competição. “O evento foi muito bom, tivemos um grande público prestigiando, e em dezembro traremos outra etapa para Rosário. Contamos novamente com todos que nos prestigiaram”, concluiu Valquiria, que é também tesoureira da Liga Riograndense de Judô.

Vice-presidente da LRGJ e coordenador da Equipe Brasa Sul, o Sensei Ruy Carreiro Rodrigues, um dos organizadores da etapa rosariense, também falou à reportagem. “Evento ótimo, grande público presente, recorde de atletas, excelente classificação das equipes organizadoras (…). Mais uma vez bem representamos Rosário e estamos orgulhosos”, destacou.

Responsável pela GarēJi Dojô de Judô, o Sensei Adilson Leite, colunista da Gazeta, comentou a etapa realizada no município. “Hoje, Rosário sedia duas etapas todo ano, e sempre com uma grande participação de atletas e um enorme apoio da comunidade. Na minha opinião, apesar de algumas pequenas dificuldades, foi um ótimo evento”, pontuou.

A 6ª etapa do Sul-brasileiro de Judô foi uma realização das equipes Brasa Sul, Judô Progresso e Master Esportes, com apoio da Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro.

Secretária de Assistência Social, Catarina Vasconcellos; presidente da LRGJ, Cassiano Azeredo, senseis Ruy Carreiro e Valquiria Ribeiro com os ex-presidentes da Liga, Pedro de Moraes e ao fundo Luiz Pavani, na abertura oficial do evento

Classificação Final:

Premiação final da competição com a campeã Santa Maria Judô, Judô Progresso como vice e Brasa Sul em terceiro lugar

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

LRGJ/Divulgação