Você Está
Início > Notícias > Cidade > Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a Gripe

Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a Gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Sul iniciou nesta segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra o vírus Influenza da gripe em grupos prioritários. Nesta etapa, bebês a crianças de 6 anos incompletos, profissionais da saúde, gestantes e puérperas são imunizados contra o vírus da gripe. A vacinação ocorre paralelamente à imunização contra a Covid-19, mas é feita exclusivamente nos postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs) em Rosário do Sul de segunda a sexta.

A vacinação contra a gripe para estes grupos prioritários será realizada até o dia 10 de maio. Em Rosário do Sul a vacina é aplicada em seis unidades, cinco ESF e um PAMM.

  • No ESF 1, da Cohab, localizado na rua Dom João VI, número 375 será das 8 às 12h de segunda a sexta-feira.
  • No ESF 2, do bairro Progresso, ocorre na rua Amaro Souto 632, das 8 às 12h também de segunda a sexta.
  • No ESF 3 do bairro Vila Nova, na rua Almirante Tamandaré, 273, ocorrerá somente nas quartas-feiras das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
  • De segunda a sexta das 8 às 12h as aplicações nos ESF 4, da Ana Luiza (Rua Rotary Club 386);  ESF 5 da Creche da João Brasil, número 80 e Posto de Atendimento Médico Municipal (PAMM) 4 da Artidor Ortiz, na rua Mem de Sá, número 409.

SAIBA MAIS – A vacinação nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e prevê imunizar 79,7 milhões de pessoas. A campanha também tem por objetivo evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, e ganha outra importância neste momento. Com diversos Estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados (como é o caso de Rosário do Sul) e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga ainda maior nos sistemas de saúde.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra influenza conjuntamente. Recomenda-se que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra o coronavírus e especialistas assinalam que o intervalo entre a aplicação das vacinas seja feito com uma diferença de 14 dias (ou duas semanas) entre uma e outra. Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid.

Foto: Arquivo / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top