Você Está
Início > Notícias > Cidade > Segunda-feira registra quase cem milímetros de chuva em Rosário do Sul

Segunda-feira registra quase cem milímetros de chuva em Rosário do Sul

Os moradores do Rio Grande do Sul sentiram nos últimos dias forte calor, chuva e temperaturas baixas em pouco mais de três dias. Acumulados de chuva e tempestades causaram a queda de granizo e vários danos também no país vizinho, Uruguai.

Antes dos alertas meteorológicos para a chegada da instabilidade, os gaúchos sentiram o abafamento principalmente no sábado (12). Conforme a MetSul as temperaturas foram iguais ou superiores a 40°C no Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. A máxima foi de 41°C em Parobé.

Conforme o Clima Rosul, administrado por Roger Pinto, na zona sul de Rosário a máxima de sábado foi de 36.5°C, mas devido ao abafamento a sensação térmica foi de 40°C não aliviando nem mesmo a noite. O calor não diminuiu na metade norte do RS no domingo (13), quando marcou 40,2°C em Santa Rosa.

Mas na fronteira com o Uruguai, a chegada da instabilidade com fortes ventos na manhã de domingo trouxe refresco para os rosarienses. Com a ventania, o clima começou a mudar. Já no Uruguai, ocorreram danos e vendavais com granizo. No RS ocorreu queda de granizo em cidades como Novo Cabrais, Vera Cruz, Santa Cruz e Caxias do Sul.

Leia mais notícias da editoria Geral

A chuva chegou somente na segunda-feira (14), empurrada por um sistema de instabilidade que se formou no norte da Argentina e ingressou pelo oeste no RS. Choveu praticamente todo o dia causando inclusive alagamentos pontuais. Em alguns locais, como o 4º Distrito Caverá, a chuva chegou com força e causou tempestades elétricas. Na cidade não houve danos. A temperatura reduziu para 8,9°C pela manhã.

A Gazeta apurou, na manhã de terça-feira (15), que os acumulados de chuva de segunda até o início da madrugada de terça-feira, na zona norte dai cidade chegaram aos 94 milímetros, o que eleva para 197,5mm a chuva contabilizados em outubro e em 2.140,5 mm o índice pluviométrico de 2019.

A MetSul Meteorologia alertou, na segunda-feira, que a semana no sul do país teria muita chuva e tempestades e em alguns locais pode ter marcas de 100 a 150 mm com inundações. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), este emitiu aviso de acumulado de chuva que valeria até esta terça-feira, para a região. A projeção marca chuva no sul do Brasil até sexta-feira (18). Conforme o INMET, para quarta-feira (16), a previsão é de temperaturas de 14 a 20°C com chuva e trovoadas isoladas durante todo o período. Ventos de fracos a moderados com rajadas.

Nuvens vieram do Uruguai e trouxeram redução da temperatura no domingo

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top