Você Está
Início > Notícias > Destaque > Segunda tempestade do ano deve atingir todo o RS, alerta Inmet

Segunda tempestade do ano deve atingir todo o RS, alerta Inmet

Após a forte tempestade de verão ocorrida no município no final do primeiro dia de 2019, terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tormenta para a quinta-feira (3). O evento climático deve com iniciar nas primeiras horas da madrugada e deve atingir todo o Rio Grande do Sul, inclusive a região de Rosário do Sul.

Os temporais têm sido fortes e castigado a Argentina, partes do Uruguai e também o RS, o que foi uma constante durante 2018. Ainda sob influência do El Niño, que ocasionou chuva acima do normal na região, o Inmet emitiu novo alerta de grau laranja (o segundo em uma lista de quatro), que prevê perigo no estado.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O primeiro alerta laranja foi dado quando da tempestade ocorrida nesta terça-feira. A forte chuva acompanhada de ventos e descargas elétricas acabou por destelhar casas, derrubar postes e causar falta de luz no município, problema que ainda persistia em regiões do interior até o início da tarde desta quarta-feira (02).

Satélite mostra potentes células de temporais entre a Argentina e Uruguai deslocando-se para o RS. Foto: GOES 16 / Inmet / Reprodução

Novas precipitações e vendavais estão previstos para iniciarem a 1h da madrugada de quinta-feira (3), finalizando às 23h do mesmo dia. Conforme o boletim do Inmet, a chuva ficará entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100mm por dia, com ventos de 60 a 100km/h e possível queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e quedas de árvores com alagamentos também foram alertados.

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme monitoramento constante com sites relacionados á meteorologia dos países vizinhos, nos últimos dias houve alagamentos de grande escala na Argentina e pontos de vendavais no Uruguai.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Inmet / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top