Você Está
Início > Notícias > Cidade > Semana Farroupilha tem início com a chegada da Chama Crioula

Semana Farroupilha tem início com a chegada da Chama Crioula

Nesta quinta-feira (13), a Chama Crioula chegou a Rosário do Sul e deu início aos festejos da Semana Farroupilha do município. A cerimônia de abertura aconteceu na Praça Borges de Medeiros, e reuniu tradicionalistas e autoridades da cidade. Os vencedores do concurso de redação e desenho foram premiados.

Os cavalarianos percorreram 166 km até a cidade de Santiago em busca da centelha. A chama foi acesa às margens do Rio Uruguai, na cidade de Iraí, no dia 10 de agosto. O público presente prestigiou o acendimento do Fogo Simbólico, o qual ficará sob guarda das diversas entidades tradicionalistas da cidade.

No ato, os vencedores do concurso de redação e desenho, alusivos aos Festejos Farroupilha, foram apresentados à comunidade. Um crachá foi entregue pela secretária de educação, Liege Palma, pelo vice-presidente da Comissão dos Festejos, Joel de Freitas Paulo, e pela prefeita municipal, Zilase Rossignollo.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Todas as escolas municipais e o Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos participaram do concurso. A categoria redação foi destinada aos estudantes do sexto ao nono ano, e a categoria desenho para alunos do Jardim A ao quinto ano. No total, 56 trabalhos foram avaliados. A comissão de avaliadores ficou composta por Zamir Pinto, Joel de Freitas Paulo e Fátima Neves, com coordenação da professora Zaniglei Quadros. A redação vencedora foi lida pelo vice-presidente da comissão. Confirma a lista de ganhadores no abaixo*.

Na cerimônia, o coordenador municipal do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Darci Gonçalves, se disse honrado em buscar a Chama Crioula pela décima vez como coordenador. Em seguida, ele recebeu uma homenagem dos cavalarianos participantes da cavalgada. “Esse troféu não é só meu. Ele pertence àqueles coordenadores que começaram antes de mim” agradeceu Gonçalves emocionado pela homenagem.

Vencedores categoria redação

1º Lugar: Alice – 6° ano da EMEF Agrícola de Rosário do Sul

2° Lugar: Janaine – da EMEF Alice Pando

3º Lugar: Evanize Cardoso Machado – 8° EMEF Barão do Rio Branco

Vencedores categoria desenho

Ana Júlia Gonçalves de Lima – Jardim A EMEI Girassol

Sheron – Jardim B EMEI Elefantinho

Felipe Gabriel da Fontoura Teixeira  – 1° ano EMEF Passo do Rosário

Wiliam Jorge de Guedes Nunes – 2° ano EMEF Passo do Rosário

Lucas Acosta Barbosa Silva – 3° ano EMEF Coronel Sabino de Araujo

Juan Claudio de Oliveira Amador – 4° ano EMEF Passo do Rosário

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Chama Crioula chegou em Rosário na tarde de quinta-feira (14)
Cerimônia aconteceu na Praça Borges de Medeiros

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top