Você Está
Início > Notícias > Cidade > Semana marcada por mortes por Covid-19 em Rosário do Sul

Semana marcada por mortes por Covid-19 em Rosário do Sul

Desde o último sábado (21), Rosário do Sul registrou sete mortes por Covid-19, subindo para onze o número total de óbitos pela doença desde o início da pandemia. Com superlotação do hospital, o crescimento diário novos casos positivos é preocupante. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26) pela Prefeitura Municipal, são 310 em isolamento domiciliar, 18 internados no HCNSA e quatro hospitalizados fora da cidade.

A Gazeta de Rosário entrevistou o administrador do hospital, Edemar Pedro Richter, que relatou qual a atual situação da Casa da Saúde. Segundo ele, a superlotação começou desde o início de novembro. “Tínhamos destinado dez leitos para Covid e hoje estamos com 21 leitos ocupados entre confirmados e suspeito, sendo quatro leitos estão ocupados na UTI e 17 leitos clínicos”, explicou Edemar. Em relação aos funcionários, 15 estão afastados entre suspeitos e positivados.

Em reportagem veiculada na RBS TV essa semana, foi divulgado que um paciente suspeito de Covid-19 estaria hospitalizado junto a um paciente positivado. Edemar esclareceu que este foi um caso isolado e não é o protocolo seguido pelo HCNSA. O que ocorreu foi que o paciente suspeito, após avaliação clinica e radiológica, apresentava sintomas de Covid-19. Atualmente não há nenhuma situação como essa ocorrendo.

Desde o início do ano a Prefeitura Municipal havia repassado R$85 mil para o Hospital. Nessa semana foi realizado repasse de mais R$84 mil. O valor será utilizando para custos diários, como compra de medicamentos e EPI’s, por exemplo. Quanto aos recursos federais que foram destinadas ao hospital ao longo do ano, estes ainda não foram totalmente utilizadas. Atualmente, com recursos federais, está sendo construída uma ala na frente do hospital para o setor administrativo do hospital. Nas salas onde esses profissionais trabalhavam, serão criados novos leitos para internação de pacientes.  

“Pedimos que as pessoas continuem ajudando o hospital porque talvez esse seja o único recurso (…). A nossa equipe profissional vem realizando um grande esforço, com afinco e seriedade para atender a comunidade. Temos uma equipe comprometida e preparada”, concluiu o administrador.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top