Você Está
Início > Notícias > Cidade > Seminário Regional LGBTT acontece em Rosário do Sul

Seminário Regional LGBTT acontece em Rosário do Sul

Na última sexta-feira (15), aconteceu o 6° Seminário Regional LGBTT com a temática “Viver na diversidade”. A sigla abrange lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais. O ingresso foi um 1kg de alimento não perecível que deve ser destinado às ações da Campanha do Agasalho 2018. O evento aconteceu no Clube Campestre.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Este ano, é a primeira edição do evento que é promovido pela Prefeitura e realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social (SMTHAS). Antes era organizado por um grupo de rosarienses que promove ações sobre o tema. A secretária da pasta, Catarina Vasconcellos, destacou a importância da promoção do evento pela administração pública. “Os temas desse seminário refletem uma verdade que a sociedade brasileira precisa encarar com muita urgência (…). Precisamos promover, através de políticas públicas, a inserção da classe LGBTT na nossa sociedade”, salientou.

Evento aconteceu na última sexta-feira, no Clube Campestre

Na ocasião, a assistente social e assessora administrativa da SMTHAS, Elida Maciel, foi a primeira a palestrar. Em entrevista à Gazeta, Elida afirma que o público LGBTT é prioritário para a política da assistência social, assim como as comunidades quilombolas, ribeirinha e ciganos. “Era um público que estava desatendido. Então estamos montando um grupo de trabalho para apoiar e dar suporte com o serviço socioassistencial”, explica Elida. Os serviços socioassistenciais são o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e os demais programas, projetos e serviços que a secretaria oferece. “O público LGBTT precisa saber que eles têm um local, uma política pública, e começarem a procurar a secretaria para receber apoio e suporte”, finaliza Elida.

Assistente social e assessora administrativa da SMTHAS, Elida Maciel

O segundo palestrante foi Roberto Seitenfus, coordenador jurídico da ONG Desobedeça LGBT, militante do movimento e há 20 anos coordenador da parada gay em Porto Alegre. Seitenfus apresentou a visão e a construção do movimento no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo; o que significa o dia 28 de junho, dia do orgulho LGBTI; e apontou as conquistas do movimento em relação à legislação e políticas públicas no país. “Esse é o debate, apontando, inclusive para o futuro. O que nós precisamos ainda alcançar, ou seja, praticamente tudo (…). Além de levar essas informações, é importante conscientizar as pessoas da necessidade de lutar pelo os seus direitos”, salienta Seitenfus.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top