Você Está
Início > Notícias > Sessão Solene na Câmara marca o Dia da Consciência Negra

Sessão Solene na Câmara marca o Dia da Consciência Negra

Com grande público, foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Rosário do Sul, na última segunda-feira, dia 22, uma sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no sábado 20.

A data tem como principal idealizador o poeta rosariense Oliveira Ferreira da Silveira e é feriado no município. Autoridades municipais participaram do evento que homenageou personalidades negras da cidade. A proposição foi do vereador Alisson Sampaio (PP) e contou com a presença do Movimento Negro Sol Nascente.

Além das homenagens, a ocasião foi marcada por citações sobre Oliveira da Silveira, que fez parte do Grupo Palmares de 1971 a 1978, ganhando destaque nacional e internacional por sua luta pelo povo negro e que pensou na data como homenagem a Zumbi dos Palmares. A sessão teve a participação de familiares do poeta, o neto Thales dos Santos e a sobrinha Taís Rodrigues. No ato, sete pessoas receberam o título de Personalidades Negras.

Fizeram parte da mesa diretiva o presidente do Legislativo, vereador Gilson Alves (PDT); o proponente da sessão, Sampaio; o vice-prefeito Eduardo Ribeiro (PDT); e a presidente do Movimento Negro Sol Nascente, Mariglei Machado.

Sampaio lembrou de parlamentares negros que passaram pela casa, sendo o primeiro deles Nadir Alves Faleiro, bem como Odilon Amaral Santiago e Dario Arsenio da Rosa Cândido. “Foram sempre idealizadores, marca importante no Poder Legislativo. Jamais serão esquecidos”, disse. Segundo o vereador, o 20 de novembro é marca importante para um povo tão miscigenado. “Todos temos um pouco de sangue negro e é inadmissível que em pleno século 21 tenhamos que enfrentar discriminações. Meu agradecimento a quem defende igualdade racial”, declarou o parlamentar.

Leia mais notícias da editoria de Política 

Representando a associação Sol Nascente, Mariglei destacou que o grupo fortalece ideais, raízes e cultura. “Levamos a bandeira da igualdade. Queremos nosso lugar ao sol e através da educação e cultura, dias melhores. É um sonho possível, mas só vamos conquista-lo quando todos aprenderem a conviver com as diferenças”, afirmou.

Personalidades negras homenageadas:

  • Arilon Félix Santiago – Enfermeiro e professor formador de mais de 200 alunos no curso técnico de enfermagem, hoje responsável técnico pelo Centro de Atendimento à Covid-19 em Rosário.
  • Eleonora Soares da Silva – Técnica em contabilidade, auxiliar de enfermagem e acadêmica em Gestão Pública. Funcionária pública e vice-presidente do SIMROS.
  • Rinaldo Francisco D’Ávila Júnior – Bacharel em Administração e pós-graduando em Desenvolvimento de Negócios, Empreendedorismo e Gestão. Militar e fundador presidente do Bloco de Carnaval Sucessagem.
  • Douglas Machado da Silva – Técnico em RH, cursando Administração, empreendedor fundador da Ohana Fast Food e produtora de eventos Legacy.
  • Roselei da Silva Witt – Professora estadual e educadora especial na escola Marçal Pacheco. Ativista social e sindicalista, atua na defesa de uma educação pública e de qualidade para todas, sociedade inclusiva e antirracista.
  • Eloísa Elena Prates Boeira, rosariense mestra em Literatura, especialista em psicopedagogia. Professora, pesquisadora, escritora membro do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas
  • Hilca Dias de Lima – Personalidade do Quilombo Rincão das Chircas, no 4º Distrito, muito querida e respeitada por seus conhecimentos, passados de geração em geração.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top