Você Está
Início > Notícias > Cidade > Sicredi promove palestra sobre Capitalismo Consciente

Sicredi promove palestra sobre Capitalismo Consciente

Na última sexta-feira (29), o Sicredi promoveu uma palestra sobre Capitalismo Consciente no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O palestrante foi Thomas Eckschmidt, coautor do Livro Fundamentos do Capitalismo Consciente. A atividade faz parte de uma iniciativa da agência, denominada Ser S, a qual busca transmitir o cooperativismo, através de ações de responsabilidade social e econômica.

“É um ciclo muito poderoso de geração de resultado positivo na sociedade. A forma que nós gerimos negócios tem impacto profundo na comunidade onde estamos inseridos”, diz Eckschmidt sobre a teoria do Capitalismo Consciente. Em reportagem à Gazeta, o palestrante explicou que, embora parte da história do capitalismo seja negativa, outra parte potencializou aspectos importantes para a sociedade. “O capitalismo é a soma dos talentos das pessoas para produzir riqueza, lucro, mais produto, melhor qualidade. Isso permitiu um avanço muito grande da sociedade nos últimos 200 anos”, explica.

Thomas Eckschmidt apresentou os fundamentos do Capitalismo Consciente

Eckschmidt parte da ideia de que todos começam um negócio com a intenção de transformar alguma realidade a partir do seu talento. No entanto, ao longo do caminho, o empresário pode acabar focando somente no resultado financeiro e prejudicando a comunidade ao redor.  Com base nesse pensamento, o palestrante apresentou os quatro fundamentos sobre o Capitalismo Consciente. O primeiro é sobre liderança servidora, o empresário deve buscar servir a sociedade e não o ego.  O segundo fundamento é encontrar a causa do negócio, é uma oportunidade da empresa atender a necessidade da sociedade. O terceiro fundamento parte da ideia de que todos os envolvidos na relação comercial percebam valores. O último elemento do conceito de Capitalismo Consciente é criar um comportamento coletivo, ou seja, uma cultura em prol da causa do negócio a qual ninguém copia. “Toda empresa pode praticar o capitalismo consciente a gente precisa só redespertar esses fundamentos que efetivamente originam todo o empreendimento”, conclui o palestrante.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Outro assunto abordado foi a responsabilidade social corporativa, quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Eckschmidt salienta que antes as empresas devem investir na sociedade até que suas necessidades estejam amplamente satisfeitas. “É uma forma das grandes empresas resolverem o impacto que causam e ajudar a comunidade que estão inseridas”, conclui.

Responsabilidade social corporativa também foi abordado durante encontro

O palestrante salienta, também, que o cooperativismo é uma excelente representação conceito de um capitalismo mais consciente. “Ele parte do princípio de uma liderança coletiva, tem uma causa de produção, ou financeiro, ou de comercialização, e cria benefícios para todos, pois o lucro excedente é devolvido ao associado, então fica na sociedade”, finaliza.

Thomas Eckschmidt, realiza palestras internacionais e possuimais de 200 mil visualizações no TEDx – organização dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. É fundador da Cattena Food Change (Soluções de rastreabilidade), cofundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e coautor do Livro Fundamentos do Capitalismo Consciente.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top