Você Está
Início > Notícias > Geral > Sindicatos Rurais buscam cumprimento de lei sobre proteção de vegetação nativa

Sindicatos Rurais buscam cumprimento de lei sobre proteção de vegetação nativa

O Sindicato Rural de Rosário do Sul e demais entidades da região vem buscando alternativas para o cumprimento da lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e garante, por exemplo, um incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente.

Os órgãos salientam as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em produzir alimentos em larga escala conservando a diversidade, o que para os proprietários de terras na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (APA) se torna mais complexo ainda.

As entidades lembram que produtores rurais já lidam com desafios como os extremos climáticos e os elevados custos de produção, com encargos e insumos cada vez mais elevados. Com os incentivos da lei 12.651, a classe teria benefícios como obtenção de crédito agrícola com taxas de juros menores, limites e prazos maiores que os praticados no mercado. Além disso, a medida garantiria linhas de financiamento e isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos.

O gestor ambiental na Unidade de Conservação da APA, Raul Paixão Coelho, destaca que a pauta é de extrema importância para os produtores da região que trabalham na conservação do bioma pampa. “Esses produtores que trabalham visando a sustentabilidade nas suas atividades, entre elas a reconhecida pecuária extensiva, deveriam ter essas vantagens, que já estão estabelecidas. A lei existe, mas falta regulamentação. E quem deveria fazer essa indicação aos agentes financeiros é o Banco Central”, destacou. 

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Rosário, Gilberto Moreira, apesar da lei já existir há mais de 10 anos, nem os produtores, nem as instituições de crédito estão utilizando os benefícios. Os Sindicatos Rurais da região estão organizando uma agenda em Brasília, em conjunto com a Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para solicitar apoio no cumprimento dessa demanda.

APA Ibirapuitã – Proprietários de terras na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (APA) enfrentam desafios para produzir alimentos em larga escala e conservar a diversidade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top