Você Está
Início > Notícias > Destaque > Sindisaúde recolhe assinaturas em apoio a repasse de verbas para o hospital de Rosário do Sul

Sindisaúde recolhe assinaturas em apoio a repasse de verbas para o hospital de Rosário do Sul

Na manhã da última sexta-feira (3), o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Rosário do Sul (Sindisaúde) realizou a primeira coleta de assinaturas para um abaixo-assinado. A ação visa o pedido ao Poder Público do repasse da sobra do orçamento do Poder Legislativo do município ao Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA).

O pedido de repasse já havia sido feito anteriormente ao vereador presidente do Legislativo de Rosário do Sul, Gilson Alves (PDT), que manifestou apoio à ideia, juntamente com outros vereadores da casa. A decisão final, no entanto, passa pelo Executivo.

De acordo com o presidente do Sindisaúde, Márcio Santana, o pedido foi feito também à prefeita de Rosário, Zilase Rossignollo Cunha (PTB), mas ela teria alegado que o repasse poderia ser ilegal. Uma das justificativas seria de que a destinação poderia implicar crime de responsabilidade, visto que o município estaria excedendo a despesa com pessoal estipulada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Porém, Santana se baseia em um documento do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), que afirma que, apesar de não haver obrigatoriedade da utilização pelo Executivo na despesa sugerida, o Poder pode utilizar o valor da maneira que lhe convier. “Estamos esperando, assim como o Legislativo nos deu sua palavra, o posicionamento do Executivo. Até para a gente saber e se preparar para o recebimento dessa verba”, declarou o presidente do Sindisaúde.

O Sindicato pretende recorrer à comunidade rosariense através do abaixo-assinado. “Nós atravessamos no hospital um momento muito delicado, as condições das finanças são preocupantes”, observou Santana. O valor, que pode chegar até a R$ 300 mil, seria usado para o pagamento do 13º salário dos funcionários da instituição.

Além da coleta de assinaturas, a equipe do Sindisaúde realizará serviços de verificação de pressão gratuita durante o mês de novembro nos pontos de coleta da ação. O pedido de repasse da sobra de verbas do Poder Legislativo foi protocolado junto à Prefeitura de Rosário do Sul em julho deste ano, porém o município ainda não deu retorno ao Sindicato. As assinaturas devem ser recolhidas até o final do mês, e após, encaminhadas à Prefeitura. Em contato com a Gazeta, o Executivo afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que não irá se manifestar sobre o assunto.

Reportagem: Rhayza Moreira e Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top