Você Está
Início > Notícias > Cidade > Supercélula de tempestade atingiu Rosário do Sul e provocou fortes ventos e falta de luz

Supercélula de tempestade atingiu Rosário do Sul e provocou fortes ventos e falta de luz

Como era previsto pelo INMET, Rosário do Sul e a região fronteira tiveram, no início da noite desta terça-feira (16), uma instabilidade com tempestade elétrica e ventos que chegaram a 71km/h. Uma supercélula de tempestade passou exatamente sobre o município. Foi a maior chuva registrada em mais de um mês de estiagem. Houve falta de energia elétrica e houve quedas de árvores.

A instabilidade avançou da Argentina chegando por Uruguaiana e atingindo a Fronteira Oeste e regiões do RS e Uruguai.  Em Rosário do Sul, após às 18h, uma tempestade elétrica com muitos raios entre nuvens e trovões antecederam forte chuva por volta de 18h40 que trouxe também ventos.

Conforme Roger Pinto, do Climarosul Meteorologia,  que possui estação meteorológica  na zona sul da cidade, ocorreu a passagem de uma supercélula de tempestade exatamente sobre a cidade, conferida pelo radar. Conforme Roger, durante a chuva com vento, a média de velocidade foi de 55km/h, mas um pouco antes de começar a chuva, a estação meteorológica registrou a ocorrência de vento descendente, aquele que se desloca do alto da nuvem para a superfície com força. “A estação registrou rajada isolada de 71km/h, exatamente nesse ponto da zona sul. Foram 10 segundos de vento, mas impressionou”, explica Roger Pinto.

Conforme ele, a supercéula ou CB, como chamam os meteorologistas, pode chegar de 8 a 10 km de altura. Nestas nuvens os aviões desviam, não entram porque são muito espessas com muita chuva, raios e granizo em seu interior.

A chuva registrada foi com médias semelhantes em diversas regiões do município. No bairro Primavera anotou 39,5 milímetros, enquanto que na Jorge Arigony, zona sul foi de 33mm e no centro 30mm. Foi a maior chuva desde 14 de fevereiro, oportunidade em que choveu 30mm e a segunda precipitação de março. No dia 4 choveu 08mm.

Entre as consequências da forte chuva e rajadas de vento entre 55 à 71km/h, houve falta de energia elétrica em vários bairros da cidade como na zona oeste, onde uma moradora relatou a falta de luz das 19h até às 2h30 da madrugada desta quarta. Entre os bairros atingidos estavam a Cohab, Presidente Vargas, Centenário, região da avenida Coronel Sabino, bairro Antenor Rocha, Lagoa e Analvina Severo Coelho.

A reportagem da Gazeta confirmou com a Polícia Rodoviária Federal  (PRF) o local da queda de árvores junto a BR 290, entre Rosário e São Gabriel. Conforme a PRF não houve obstrução da pista e as árvores foram retiradas.

Com o acumulado, março registra a menor precipitação do ano com 47,5. Em fevereiro choveu 273mm e em janeiro 301mm, totalizando 621,5mm no ano.

Reportagem e foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top