Você Está
Início > Notícias > Cidade > Superlua pode ser observada em Rosário do Sul

Superlua pode ser observada em Rosário do Sul

Mais um fenômeno espacial pode ser visto a olho nu em Rosário do Sul. Na noite desta terça-feira (19), era possível observar a chamada “Superlua”, considerada a maior dos últimos anos. Ela ocorre quando o satélite natural está mais próximo da terra, no chamado perigeu com lua cheia.

A Superlua atingiu seu perigeu no início da manhã de terça e, ainda oculta, ficou totalmente cheia após o meio-dia, sendo visível em Rosário do Sul a partir das 19h45, quando surgiu na linha do horizonte a 356.761 quilômetros de distância da Terra, com tom avermelhado. No perigeu, a lua ficou 7% maior que o normal e 15% mais brilhante.

De acordo com a Nasa, as mudanças são imperceptíveis a olho nu. A agência espacial americana recomendava aos observadores do fenômeno, um exercício que consistia em ver a lua, esticar os braços e segurar uma moeda de forma a cobrir o satélite. Daqui a alguns meses, em noite de lua cheia, repetir o experimento. Seu braço precisará estar mais esticado para tapar a lua por completo com a moeda do que estava no dia da Superlua.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O termo Superlua, que não é oficial, foi criado por um astrólogo norte-americano em 1979. O fenômeno não é raro. Esta é a segunda vez em que ocorre em 2019. A primeira foi em 21 de janeiro, quando ocorreu o fenômeno da Lua de Sangue, com eclipse total do satélite. Outra Superlua está prevista para o dia 19 de março. No entanto, com a mesma dimensão da vista nesta terça-feira em Rosário, deve ocorrer somente em 2026 e ainda maior, em 2052.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top