Ícone do site Gazeta de Rosário

Superlua poderá ser vista na segunda

Na segunda-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República, e entrada da Lua Cheia, será possível observar a maior Superlua nos últimos 70 anos. O fenômeno ocorre quando a lua atinge o ponto mais próximo da Terra, ou seja, ela parecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

O fenômeno não é raro, a última vez que isso aconteceu foi a aproximadamente um mês, no dia 16 de outubro (foto). A lua ficou a 357 mil quilômetros da Terra. A novidade, desta vez, é que a lua ficará ainda mais perto, ou seja, 48,2 mil quilômetros mais próxima ou 356,509 mil quilômetros de distância. A última vez que isso ocorreu tão perto foi em 1948 e a previsão é que volte a ocorrer somente no ano de 2034. Mas ainda este ano, em 14 de dezembro, haverá uma terceira superlua. Com exceção do eclipse da superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial, tão próxima.

Como em qualquer outra Lua Cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte.Estar em um lugar aberto, com pouca iluminação, é a melhor forma de admirar o fenômeno, indicam especialistas. Em Rosário, a Praia das Areias Brancas é uma ótima dica. Mas as expectativas devem ser moderadas, o Climatempo prevê 5mm de chuva para os rosarienses nesta data. Para os admiradores da natureza e do fenômeno, é torcer para que a chuva não atrapalhe.