Você Está
Início > Notícias > Cidade > Suspeitas de pacientes com vírus H1N1 em Rosário do Sul foram descartadas após exames

Suspeitas de pacientes com vírus H1N1 em Rosário do Sul foram descartadas após exames

Rosário do Sul já possui casos de suspeita de H1N1 em 2017. Felizmente, todos foram descartados após exames. Na quarta-feira (06), o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA) aguardava o resultado do exame de uma pessoa que faleceu na mesma manhã, com suspeita do vírus. Outro caso recente foi de uma jovem de 24 anos, transferida do município de Dom Pedrito. Houve a suspeita, mas os exames deram negativo para a chamada Gripe A.

A coordenadora de Enfermagem do HCNSA, Angela Dalmolin, explica que outros casos de suspeita aconteceram nesse ano – todos com resultado negativo. “Quando os exames são coletados, já há a suspeita”, afirma. A enfermeira diz que o procedimento padrão do hospital é o isolamento e a suspensão de visitas. Como nenhum caso foi confirmado, não houve necessidade de restrições.

Em Rosário do Sul, a vacina contra a H1N1 está disponível na antiga Secretaria de Saúde, em frente ao HCNSA, e nos Estratégia da Saúde da Família (ESF’s). O grupo de risco possui prioridade, mas o Governo do Estado já autorizou a distribuição para a comunidade em geral. Uma ação foi realizada no município na última semana, quando 1,2 mil pessoas foram imunizadas. Segundo a Prefeitura Municipal, a cidade recebeu 12,5 mil doses.

No ano passado, Rosário do Sul registrou pelo menos sete casos de Gripe A H1N1 e cerca de 20 suspeitas, sem nenhuma morte.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Panorama da H1N1 no RS e no Brasil

O Rio Grande do Sul já soma 12 vítimas do vírus Influenza neste ano. Uma mulher de 35 anos, grávida, foi o caso mais recente. Segundo dados do Governo do Estado, mais de três milhões de pessoas já foram imunizadas, alcançando 82,63% do público-alvo. A campanha nacional de vacinação, que teve início em abril, vai até esta sexta-feira (09).

Segundo dados do Ministério da Saúde, os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 49,9% de cobertura, gestantes, com 53,4% e os trabalhadores de saúde, com 64,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60,2% deles se vacinaram.

Em 2016, houve 1.982 óbitos por influenza A/H1N1 no país. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário e Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top