Você Está
Início > Notícias > Destaque > Suspeito de estelionato rural é preso pela Força Tarefa em Rosário do Sul

Suspeito de estelionato rural é preso pela Força Tarefa em Rosário do Sul

Mais um investigado pela Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato foi preso em Rosário do Sul nesta sexta-feira (29). O homem de 43 anos era considerado foragido há mais de duas semanas, desde o dia 6 de setembro. Na data, foi deflagrada a Operação Alvorada, quando foram cumpridos diversos mandados de prisão em várias cidades do estado e em São Paulo. Os suspeitos eram investigados por receptação de máquinas agrícolas roubadas e estelionato de gado bovino a produtores rurais. Quatro deles fugiram na oportunidade, três ainda continuam foragidos.

O suspeito preso nesta sexta teria aplicado vários golpes a produtores rurais gaúchos, envolvendo até 400 animais, apenas nos municípios de Santiago e Rosário do Sul. Em um dos casos, a vítima perdeu 90% do seu rebanho. Ele se apresentou com seu advogado na Delegacia de Polícia do município e após foi recolhido ao Presídio Estadual da cidade, onde ficará à disposição da justiça.

Conforme os policiais da Força Tarefa, o estelionato praticado contra produtores rurais é muito comum. Além dessa quadrilha que dava golpes em pecuaristas, recentemente a equipe desarticulou outra quadrilha de estelionatários, da cidade de Pelotas. Esta era especializada em dar golpes em produtores de arroz e soja.

O comando da Força Tarefa ressalta que a ação criminosa dessas quadrilhas representa prejuízos milionários não apenas aos produtores rurais, mas ao estado, pois esse gado deixa de gerar impostos e muitas vezes são abatidos sem as condições sanitárias adequadas.

Os trabalhos da Força Tarefa são realizados sob coordenação dos delegados Cristiano Ritta e André Mendes.

Entenda o caso

A Operação Alvorada foi deflagrada no último dia 6. Na ocasião, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato prendeu dois homens suspeitos de pertencerem a organizações criminosas relacionadas a crimes no campo. Um deles foi encontrado em Rosário do Sul e o outro, considerado líder da organização, estava em Caçapava do Sul/RS.

O homem preso em Rosário, 23 anos, natural de Dom Pedrito é acusado de cometer estelionato rural e ter dado um prejuízo de pelo menos 200 bovinos em Rosário. O outro suspeito, preso nesta sexta-feira (29), não foi encontrado na oportunidade.

Além dele, outros três suspeitos restaram foragidos dessa operação. Um em Caçapava, outro em Vera Cruz/RS e o terceiro em São Paulo/SP. Estes, seguem sendo procurados.

A investigação durou nove meses. O alvo era um grupo que realizava compra de animais mediante fraude, negando deliberadamente o pagamento e dando destino ilícito aos animais. A ação também visava uma organização criminosa especializada em receptação e comércio de máquinas agrícolas. O grupo tinha ligação com criminosos do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top