Você Está
Início > Notícias > Cidade > Tempestade elétrica e chuva com granizo provocam danos

Tempestade elétrica e chuva com granizo provocam danos

Uma tempestade elétrica seguida de chuva com granizo provocou danos em Rosário do Sul, na noite de sábado (7), causando corte de energia elétrica em vários pontos da cidade. Em ao menos uma região, a queda de raios provocou danos residenciais. Para esta segunda-feira (09) e terça-feira (10) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou mais dois avisos para a região.

Na noite de sábado, ocorreu uma instabilidade formada por tempestades elétricas que atingiram Rosário do Sul e Região. Uma quantidade significativa de raios foi registrada e em uma região da cidade provocaram danos. Na Rua Livramento, bairro Jorge Arigony, uma casa foi atingida e teve toda a fiação elétrica queimada. Os imóveis ao redor tiveram lâmpadas estouradas e equipamentos de antenas receptoras de internet e outros aparelhos queimados.

Uma grande quantidade de bairros e ruas ficaram às escuras com a falta de luz e os sinais de televisão aberta da cidade ficaram fora do ar.

Na sequência houve queda de granizo na maioria da cidade e após uma chuva que somou 33 milímetros conforme pluviômetro particular instalado no bairro Primavera. Ainda conforme a mesma fonte, até domingo (09) havia chovido 1.790 mm em 2019.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já nesta segunda-feira (9), o INMET emitiu dois alertas para o RS e região de Rosário do Sul. Um deles de tempestade com perigo potencial com início para às 13h desta segunda seguindo até às 11h da manhã de terça-feira (10), com grau amarelo. No aviso existia a possibilidade de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou de 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60km/h e queda de granizo. Ainda existia a possibilidade de danos, corte de energia elétrica e alagamentos.

Conforme o site Windy.com, a partir das 12h40, desta segunda-feira, ocorreram ventos fortes que ficaram na média de 36 km/h em Rosário do Sul, causando o tombamento de postes na Agrovila, onde faltou energia elétrica. Na cidade, até às 14h, três quedas de energia elétrica e o serviço de internet foi interrompidos.

Na Argentina e Uruguai a tempestade também causava estragos antes de ingressar no território gaúcho.

Após o calorão desta segunda-feira, com temperaturas máximas ultrapassando os 30°C em várias regiões do RS, o INMET também emitiu alerta de queda nas temperaturas entre 3 a 5°C para esta terça-feira (10).

Foto: INMET / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top