Você Está
Início > Notícias > Cidade > Tempestade causa estragos no Rio Grande do Sul

Tempestade causa estragos no Rio Grande do Sul

Várias cidades do Rio Grande do Sul tiveram estragos e queda de granizo durante a passagem de um sistema de tempestades na noite de segunda-feira (15). Em alguns casos, como Alegrete, houve destelhamento, quedas de postes e árvores. No interior de Rosário do Sul, moradores registraram queda de granizo. Além disso, houve apenas alagamentos com chuva forte e atividade elétrica.

Leia mais notícias da editoria Geral

A tempestade teve início por volta de 20h, quando uma forte linha de instabilidade vinda da Argentina com vento, raios e trovões atingiu Rosário do Sul. Houve chuva forte que resultou em alagamentos em alguns pontos da cidade.

Até o fim da noite de segunda-feira (15), quando a tempestade passou para a região leste e centro do estado, em pluviômetro particular na zona norte da cidade, foram registrados 42 milímetros de chuva em pouco menos de duas horas.

Em Alegrete, a tempestade foi mais violenta e deixou mais da metade da cidade sem água e luz. Houve queda de postes e árvores. Conforme o site Alegretetudo, o vento foi superior a 80km/h e houve o destelhamento de mais de 30 imóveis. Em vários municípios do Rio Grande do Sul houve o registro de queda de granizo de diferentes tamanhos, além de estragos em plantações.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, não houve nenhum registro ligado à passagem da instabilidade na zona urbana e rural de Rosário do Sul.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) chegou a emitir alerta meteorológico para o RS apontando que a região de Rosário seria atingida pelo temporal. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não fez emissão de alerta para a região, apenas para o litoral, região metropolitana e serra. Já a Defesa Civil também enviou mensagem de texto para os celulares cadastrados avisando da imediata tempestade.

O mesmo sistema de instabilidade atingiu a Argentina com força causando danos e queda de granizo. Parte do Uruguai também foi atingida.

ÍNDICE DE CHUVAS EM 2019

Janeiro 566,0

Fevereiro 68,0

Março 173,0

Abril 92,5

Total 899,5

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Reprodução / Redemet/Aeronáutica

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top